O secretário municipal de Governo de Belo Horizonte, Castellar Guimarães Neto, deixou claro, na manhã desta sexta-feira (25/8), que mantém uma “ótima relação” com o vereador Gabriel (sem partido), atual presidente da Câmara Municipal. Em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO, ele afirmou que ligou para o parlamentar antes de confirmar sua entrada no primeiro escalão do prefeito Fuad Noman (PSD), que tenta apaziguar a relação entre o Executivo e o Legislativo.
“Eu tenho uma ótima relação com o presidente Gabriel, que inclusive antecede a sua atuação política. Eu fui presidente do PHS no estado, quando o Marcelo Aro era o presidente do PHS nacional. Nós, inclusive, acolhemos o Gabriel na sua primeira candidatura de vereador em Belo Horizonte. Quando fui escolhido pelo prefeito Fuad, inclusive, eu liguei para o Gabriel antes que o ato fosse público. Eu disse: 'Gabriel, nós não vamos brigar. Nós somos amigos, eu sei dos seus interesses em relação à Câmara. Você sabe dos meus interesses em relação ao Executivo. Mas, em última análise, nós temos os interesses da cidade'”, afirmou Castellar.
O secretário municipal de Governo também disse que “o que brigam são as ideias”, ao se referir às divergências entre Gabriel e Fuad. Questionado se vai aceitar críticas pesadas do presidente da Câmara, como aconteceu com o ex-secretário Josué Valadão, Castellar disse que sua vivência nos bastidores da política mineira facilitam a relação não só com Gabriel, mas com todos os vereadores da Casa.
“Justamente por militar na parte política já há alguns anos, sempre nos bastidores, eu tenho uma relação com grande parte dos vereadores da Câmara Municipal. Isso é claro que é um facilitador. O diálogo é muito mais transparente, muito mais aberto, quando você já conhece quais são de fato as perspectivas daquela pessoa”, disse.
Castellar Guimarães Neto assumiu a Secretaria Municipal de Governo no lugar de Josué Valadão, que hoje ocupa o cargo de consultor técnico junto ao gabinete do prefeito Fuad Noman (PSD). Advogado criminalista, ele tem atuação na Federação Mineira de Futebol (FMF), onde é diretor-executivo atualmente.