A vereadora de Belo Horizonte Iza Lourença (PSOL) afirmou que o PSOL deve lançar um nome de peso para a disputa ao Senado nas eleições de 2026 e defendeu a união da esquerda para a escolha de um nome para disputar o governo de Minas no pleito do próximo ano. A parlamentar, no entanto, afirmou não saber se o senador Rodrigo Pacheco (PSD), cotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a disputa do Palácio Tiradentes, tem, de fato, intenção de se candidatar ao cargo. 

Em entrevista ao Café com Política, exibida nesta quinta-feira (3 de julho) no canal de O TEMPO, a parlamentar também comentou sobre a possibilidade de uma candidatura da ex-deputada federal Áurea Carolina ao Senado. 

“Eu não sei se é vontade do Rodrigo Pacheco de fato se candidatar ao governo de Minas Gerais. E eu ainda não fui convocada a me pronunciar sobre apoio ou não, porque não está colocado ainda. Hoje, acho que PSOL e PT devem conversar para ter uma figura de impacto, tanto para o governo do Estado quanto para o Senado", afirmou. “Em Minas Gerais, temos que estar na luta para derrotar o governador Romeu Zema, que, na minha opinião, é um escândalo de incompetência. Precisamos enfrentar esse governo que quer vender nossas empresas, queria até a UEMG, o que é um escândalo”, avaliou a vereadora.  

Sobre os rumos do PSOL em 2026, Iza antecipou que o partido deve lançar um candidato ao Senado: “temos vontade. Eu não posso falar agora, mas em breve nós lançaremos um nome de peso para o Senado", afirmou. 

Questionada sobre a possibilidade de Áurea Carolina ser esse nome, Iza fez elogios à ex-deputada, que está afastada de cargos eletivos desde 2023. “Acho que se ela quiser movimentar Minas Gerais para ocupar o Senado será uma alternativa fantástica. A Áurea Carolina transformou a política em Minas Gerais e no Brasil. Quando vou a outros países da América Latina, as pessoas se referenciam nela: é uma mulher combativa, generosa, que faz política com solidariedade e mostrando que política não precisa ser um campo de batalha entre nós”, exaltou a vereadora.

De acordo com Iza, o PSOL tem conversado com a ex-deputada federal. "A gente tem conversado e eu espero que ela se anime com essa possibilidade”, pontuou.

A possível volta de Áurea ao PSOL também foi mencionada recentemente pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) em entrevista ao programa Café com Política, de O TEMPO. Segundo Bella, “Áurea foi uma pessoa que impulsionou a existência do partido em Minas. Ela voltar com gás total para disputar as eleições e representar as mulheres, a população negra, o povo de Minas, a partir de uma visão popular, feminista e progressista, é algo muito desejado. E o caminho dela é, de fato, ao nosso lado. Estamos discutindo isso e estou empolgada”.