O América terá uma semana cheia para treinar antes da partida contra o Cuiabá na Arena Independência, no sábado (4), às 16h30, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Esse será o primeiro dos dois jogos seguidos do Coelho como mandante. Depois do duelo contra a equipe do Mato Grosso, o Alviverde enfrentará o Ceará, quarta-feira (8), às 19h.
Na temporada passada, América e Cuiabá mediram forças na 4ª rodada da Série A, e empataram por 0 a 0. No returno, vitória do Coelho por 2 a 0, na 23ª rodada, gols de Mauro Zárate e Ademir. Diante do Ceará, no Horto, na 18ª rodada, vitória americana por 2 a 0, gols de Fabrício Daniel, e na 37ª rodada as duas equipes não saíram do 0 a 0, na Arena Castelão.
Ocupando a 10ª posição na tabela de classificação do Brasileiro, com 11 pontos, melhor campanha do clube na elite do futebol, o América precisa vencer os seus dois próximos jogos, no Horto, para se manter entre os primeiros colocados do Brasileirão. O principal objetivo de Cuiabá e Ceará, assim como do América, é permanecer na primeira divisão. Quando a meta for alcançada, aí sim, o elenco americano poderá almejar mais dentro da competição.
Com seis pontos em disputa, o América precisa fazer o dever de casa para somar mais duas vitórias na competição e voltar a subir na tabela. A equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini está a três rodadas sem vencer. Perdeu para o Coritiba (1x0), no Couto Pereira, e empatou por 1 a 1 com o Botafogo, atuando no Independência, e o Corinthians, na Neo Química Arena.
Apesar do Cuiabá está na 16ª colocação e o Ceará na 18ª, a distância para o América é bem pequena. Três pontos separam a equipe mineira e o time do Mato Grosso, em comparação ao Vozão são cinco pontos. Tanto Ceará como Cuiabá acabaram priorizando a disputa da Copa Sul-Americana e por isso não iniciaram bem a Brasileiro. Apenas os cearenses avançaram para as oitavas de final da competição e irão encarar o The Strongest, da Bolívia.