Sem vencer há cinco jogos, com três empates e duas derrotas, o América volta a se preocupar com o risco do rebaixamento, faltando dez rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro. Com a derrota por 4 a 0 para o Atlético-PR nesse sábado (6), o Coelho viu diminuir para apenas dois pontos a vantagem em relação o Vasco, clube que abre a zona de rebaixamento da Série A.
A equipe carioca enfrenta o Botafogo na noite desta terça-feira (9) e poderá, no caso de uma vitória, superar o América. Também ameaçam a colocação do Coelho as equipes do Bahia e Chapecoense, respectivamente 14º e 15º colocados, com 31 pontos, e o Ceará, 16º, com 30. A equipe cearense teve seu jogo com o Cruzeiro adiado pela 28ª rodada por causa da decisão da Copa do Brasil.
Segundo o site do Departamento de Probabilidades no Futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a derrota para o Atlético-PR aumentou para 28,1% a chance do América voltar a disputar a Série B na próxima temporada. Faltando dez jogos para o encerramento da competição, o Coelho precisaria, matematicamente, de mais quatro vitórias e um empate para se garantir na elite nacional em 2019.
“O nosso campeonato é a segunda parte da tabela. Agora é hora de nos entregarmos nestas dez rodadas que teremos. A hora é de falar pouco, trabalhar mais e nos prepararmos adequadamente para o clássico com o Atlético. Sabemos que podemos inverter isso”, afirmou o técnico Adílson Batista. Dos jogos que ainda vai fazer pela Série A, o América atua cinco vezes como mandante e cinco como visitante.
A equipe americana vai jogar no Independência contra Grêmio, Cruzeiro, Paraná, Santos e Bahia. O Coelho será visitante contra Atlético, Chapecoense, Internacional, Palmeiras e Fluminense. No turno, contra estes mesmos adversários, o América venceu o Internacional e o Santos, empatou com a Chapecoense, o Palmeiras e o Fluminense e perdeu para Atlético, Grêmio, Cruzeiro, Paraná e Bahia.