Série A

Por reabilitação e salto na tabela

Série A. América tenta voltar a vencer no Campeonato Brasileiro para se distanciar ainda mais do Z-4

Juninho, que estava na campanha do América na Série A de 2016, quer brigar na parte de cima da tabela | Foto: Cristiane Mattos - 19.7.2018
Antônio Anderson
19/08/18 - 03h00

Em busca de reabilitação no Campeonato Brasileiro após a derrota para o Bahia, o América recebe o Fluminense hoje, às 19h, na Arena Independência, em partida válida pela 19ª rodada da competição. O alviverde começou a rodada em 11º lugar na tabela de classificação, com 21 pontos, um a menos que o tricolor carioca, que estava em nono. 

Sem risco de entrar na zona de rebaixamento após o encerramento da rodada, o América espera aproveitar o mando de campo para chegar aos 24 pontos e confirmar sua melhor campanha no turno do Campeonato Brasileiro, desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos.

“Conseguimos resultados importantes nas últimas rodadas, como, por exemplo a vitória sobre o Santos. Então, vamos nos fortalecendo com essas coisas, até mesmo para quebrar outros tabus. Com certeza, essa pontuação recorde ajudará muito o nosso time”, afirmou o volante Juninho.

Remanescente da equipe do América que disputou a Série A em 2016, Juninho lembrou que, naquela temporada, o time fez apenas 13 pontos no turno, e isso acabou complicando a situação da equipe na competição. “Se tivéssemos caprichado um pouco mais agora, poderíamos ter o dobro daquela pontuação na primeira parte deste ano. Mas sabemos da dificuldade da Série A. Não podemos deixar de somar, pois é muito complicado. Está chegando o momento do campeonato em que todos saberão quem disputa na parte de cima e quem disputa na parte de baixo. O que espero é que possamos surpreender a todos e estar no bloco dos que disputarão na parte de cima da tabela”, afirmou o volante.

A história dos confrontos entre América e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro mostra uma vantagem para a equipe mineira, que venceu quatro jogos, empatou quatro e perdeu dois. O tricolor carioca também vem de derrota na rodada passada e no meio de semana entrou em campo pela Copa Sul-Americana, enquanto o Coelho ficou por conta dos treinamentos apenas. 

“Sabemos que eles vêm de dois jogos nesta semana, mas o campeonato tem mostrado que essa questão de ter jogado mais ou menos não está surtindo muito efeito nas partidas. As equipes estão se doando ao máximo. É claro que a parte final de um jogo pesa um pouco mais para quem atuou mais que o adversário. Porém, acima de tudo, temos que entrar ligados. O Fluminense conta com jogadores muito rápidos do meio para frente”, disse Juninho. 

Proteção ao meio ambiente une América e Fluminense

A partida deste domingo entre América e Fluminense pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro vai marcar o encontro entre clubes engajados na proteção dos biomas do Brasil compostos pelo Cerrado e a Mata Atlântica.

Desde 2016, o Fluminense apoia as iniciativas da SOS Mata Atlântica; já o América firmou parceria recentemente com a SaveCerrado, se tornando o primeiro clube carbono neutro do país e incentivando a preservação do bioma.

No jogo desta tarde, a FSC Brasil, sistema de certificação criado há 25 anos para a promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo, vai entregar uma placa de pequiá (árvore típica da Floresta Amazônica), como forma de celebrar e marcar a ação sustentável. 

A intenção é de sensibilizar a sociedade civil e empresários para questões relacionadas aos graves problemas ecológicos e ao impacto climático que o mundo atravessa – e mostrar que é possível contribuir de alguma forma, mesmo com pequenas ações.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.