Mercado da bola

Com a saída de Rafinha, Flamengo mantém lateral Guga, do Galo, no radar

Clube carioca tem limitações com o fechamento da janela de transferências internacionais e Guga é um nome monitorado no mercado nacional

Por Isabelly Morais
Publicado em 14 de agosto de 2020 | 15:49
 
 
Após saída do Rafinha, Guga é uma das opções monitoradas pelo Flamengo no mercado nacional Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

O Flamengo perdeu o lateral-direito Rafinha, titular absoluto do clube, para o futebol grego. Com o Campeonato Brasileiro já em andamento, o rubro-negro carioca precisa buscar uma peça de reposição e vê a janela de transferências internacionais fechada, o que gera um obstáculo. No mercado nacional, o atual campeão brasileiro monitora a situação de Guga, do Atlético.

Procurado, o diretor de futebol do Atlético, Alexandre Mattos, afirmou que não há 'nada novo' quando o Super.FC questionou se o Flamengo já fez contato com o Galo por Guga. Nesta quinta (14), o jornalista Heverton Guimarães informou que o Flamengo fez uma consulta ao Atlético para contar com o lateral-direito. 

À reportagem, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, disse que 'faz um bom tempo' quando questionado se o clube tem interesse em Guga e se fez contato com o Atlético. A reportagem voltou a perguntar se o rubro-negro consultou o Galo, e a resposta foi que Guga é 'titular no Atlético' e que 'há pouco a fazer'.

Mercado do Flamengo e opções de Domenec

A próxima janela de transferências internacionais será aberta apenas em 13 de outubro. O plano A do Flamengo é um jogador de fora, mas para ser utilizado antes de outubro teria que ser um atleta livre no mercado. Um jogador empregado atualmente em algum time estrangeiro só poderá ser registrado a partir de 13 de outubro. 

Com isso, um segundo plano é o mercado nacional, em que Guga é um dos mais promissores da posição. Aos 21 anos, o jogador teve uma proposta recentemente do Spartak Moscou, da Rússia, de 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 28 milhões). Ele chegou a ficar de fora de um jogo do Galo em função da negociação, mas as tratativas esfriaram.

O Atlético contratou recentemente o experiente lateral Mariano e tem Mailton como a outra opção de Sampaoli. Ao repatriar Mariano, o Galo já considerou a possibilidade de vender Guga, uma vez que o clube espera fazer caixa com alguma transferência com valor considerável ainda em 2020. 

No Flamengo, o técnico Domenec Torrent tem o jovem João Lucas, que veio do Bangu, como opção. Matheusinho, do sub-20, vai ser promovido. Enquanto não contrata um lateral de ofício para o corredor direito, o zagueiro Rodrigo Caio pode ser improvisado no setor.