Após o jogo contra o Vitória — neste domingo (31/8), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro — os jogadores do Atlético estarão liberados das atividades até quarta-feira (3/9), quando está prevista a reapresentação na parte da tarde, na Cidade do Galo. Nesta semana, haverá a pausa para a data Fifa, com disputa dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

A grande expectativa está em quem será o substituto do técnico Cuca, demitido após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na Arena MRV, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O próximo compromisso oficial do alvinegro será justamente o jogo de volta, no dia 11 de setembro, no Mineirão.

Até a noite deste sábado (30/8), não havia definição sobre o novo treinador. No radar estão nomes como Jorge Sampaoli, Pedro Caixinha, Fernando Seabra e Pedro Martins — veja, abaixo, a situação de cada um deles. Nenhum, porém, é unanimidade entre todos os membros da SAF do Atlético.

A diretoria alvinegra trabalha também com dois tipos de perfis de treinador: um para assumir o clube até o fim do ano; o outro seria o de um comandante para um projeto mais longo, que possa já começar a trabalhar o elenco para a próxima temporada.

Relacionados para Vitória x Atlético

Para o jogo contra o Vitória, no Estádio Barradão, em Salvador, às 18h30, o técnico interino Lucas Gonçalves relacionou 23 atletas. Lyanco, Saravia e Patrick, todos em recuperação de lesões, permanecem fora. Bernard também está ausente devido a uma cirurgia odontológica de emergência.

Após cumprirem suspensão na rodada passada, contra o São Paulo, o zagueiro Junior Alonso e os atacantes Dudu, Hulk e Tomás Cuello estão relacionados. Para a defesa, Lucas Gonçalves contará com Alonso, Vitor Hugo e Iván Román, já que o clube negociou Rômulo (Sporting) e Igor Rabello (Fluminense). O elenco do Atlético encerrou a preparação e viaja para Salvador às 15h deste sábado (30/8).

Veja a situação dos principais técnicos cotados pelo Galo

  • Jorge Sampaoli

O nome do argentino Jorge Sampaoli não é unanimidade entre os membros da SAF do Galo, mas talvez seja o de maior força internamente. Caso o técnico e o clube se acertem, o entendimento é por um projeto mais longo com Sampaoli.

  • Pedro Caixinha

O treinador português Pedro Caixinha trabalhou com o CEO Paulo Bracks, no Santos. A diretoria do Galo, porém, está atenta a todas as movimentações da torcida, já que parte da Massa faz campanha contra a sua vinda.

  • Fernando Seabra

Ex-técnico do Cruzeiro, Fernando Seabra também entrou no radar do Atlético. O treinador foi considerado um nome forte após o bom trabalho desempenhado no Bragantino. Mas ele também não é unanimidade entre a alta cúpula alvinegra.

  • Tite

Ex-comandante da Seleção Brasileira, Tite também teria sido sondado. O treinador, porém, tem uma cirurgia no joelho agendada para setembro, compromisso considerado inadiável. Até ter ciência da recuperação, Tite não estaria disposto a assumir compromisso com nenhum clube. Resta saber se a direção do Galo estaria disposta a esperar por sua recuperação.

  • Carlos Carvalhal

O português Carlos Carvalhal também foi cogitado como opção para substituir Cuca. O treinador teria sido sondado, mas recusou a proposta. A intenção de Carvalhal é seguir o trabalho na Europa, mesmo estando disponível no mercado. Ele é um dos cotados para assumir o Fenerbahçe, da Turquia.

  • Pedro Martins

Após a recusa de Carvalhal, o Galo passou a sondar o também português Pedro Martins, que atualmente comanda o Al-Gharafa, do Catar. Conforme apurou a reportagem, ele estaria disposto a ouvir a proposta do clube mineiro. Ele nunca treinou uma equipe no Brasil e poderia surgir como uma “surpresa”.