Sol tem 11 meses e é uma calopsita que mora em Belo Horizonte com os tutores Talita e Gustavo Cruz. O casal é apaixonado pelo Atlético e acredita que a ave chegou ao mundo justamente para poder acompanhar a excelente fase do Galo em campo. Uma característica comum desse tipo de ave é repetir sons e, rapidinho, ela já foi se tornando uma atleticana nata.
 
Talita e Gustavo decidiram ter o animal para alegrar a casa, mas acabaram ganhando uma grande companheira. Ainda sem saber se a calopsita iria conseguir cantar, o casal começou a assobiar algumas músicas para ver se Sol iria repetir, o que aconteceu rapidinho. A ave repete palavras, frases e a melodia de músicas.

“Como nós somos apaixonados pelo Galo, unimos as paixões e começamos a ensiná-la o hino, cânticos da torcida, etc. Depois dos títulos, começamos a ensinar os memes do ‘Galo ganhou’ e o ‘AI, credo’, mais uma vez ela foi muita esperta e aprendeu rapidinho. Por isso decidimos criar o Instagram, para compartilhar com os amigos atleticanos”, contou Talita ao Super.FC. 

Veja a intepretação de Sol do tradicional "O Galo ganhou". 

 

O casal criou uma conta no Instagram e compartilha por lá as experiências da calopsita atleticana. Familiares e amigos do casal acham as apresentações da Sol um máximo e sempre querem estar por dentro das novas habilidades da ave. 

“Entre nossa família e amigos ela é um fenômeno, todos ficam encantados de como ela é falante e aprende de forma muito rápida, sempre compartilham vídeos dela pelo WhatsApp. Nossos sobrinhos amam brincar com ela e sempre tentam ensiná-la mais truques”, disse a torcedora do Galo. 

A calopsita atleticana é pé quente. Com apenas 11 meses de vida, a ave já viu o Galo ser campeão quatro vezes. Sol deu sorte ao Atlético nas campanhas do Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil, conquistados em 2021, além da Supercopa do Brasil, em 2022. “O amor pelo Galo é tão grande, que o nosso ‘despertador’ todos dias às 6h da manhã, são os hits do Galo cantados pela Sol”, contou Talita.