O Atlético tem um desafio grande em Governador Valadares, diante do Democrata, empolgado com a possível permanência na elite do futebol mineiro depois de amargar alguns anos no Módulo II estadual.
E o Galo terá pela frente uma torcida empolgada e um estádio que costuma dificultar as coisas para os times da capital. Na última partida no Mamudão, o Atlético sofreu para vencer por 3 a 2, com dois gols de Fred e um de Rafael Moura, no final da partida.
O gramado sempre foi uma questão à parte, já que históricamente os adversários reclamavam bastante. Mas em 2022, o estádio passou por reformas e o campo está num estágio condizente com a disputa da primeira divisão mineira.
O Galo irá com um time alternativo, conforme o técnico Turco vem colocando em campo nos jogos longe de Belo Horizonte. Por conta do desgaste, o treinador irá poupar alguns titulares e dar minutos de jogo para alguns reservas.
A equipe belorizontina, que lidera a competição com 22 pontos, terá Guga, suspenso, e Mariano, machucado, como desfalques. Tchê Tchê deverá ser improvisado na lateral.
Uma vitória alvinegra, aliada a um tropeço do rival Cruzeiro na rodada, garante a primeira colocação do Atlético na primeira fase, o que dá a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas semifinais, além de decidir em casa. A final será em jogo único, com o mando da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Já a Pantera joga disposta a surpreender o Galo e garantir vaga no Troféu Inconfidência, que terá do quinto ao oitavo colocado como participantes. A equipe de Governador Valadares ainda sonha com um lugar entre os quatro melhores mas, para isso, terá que vencer seus dois últimos confrontos e torcer por uma combinação de resultados.
Democrata-GV x Atlético
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro 2022
Local: estádio José Mamoud Abbas, em Governador Valadares (MG)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
Auxiliares: Luiz Antonio Barbosa e Douglas Almeida Costa
Transmissão: rádio Super 91.7 FM e TV Globo
Democrata-GV
Lucão; Mateus Pivô, Rafael Caldeira, Mateus Carioca, Gabriel Marques, Júlio Lima; Gabriel Galhardo, Vinicius Locatelli, Mateusinho; Marcelinho e Pedrinho. Técnico: Paulo César Shardong
Atlético
Rafael; Tchê Tchê, Nathan Silva, Godín e Arana; Allan, Otávio (Jair) e Nacho; Savarino, Sasha (Vargas) e Keno. Técnico: Turco Mohamed