Homenagens, gol contra bizarro do meio-campo, três pênaltis, penalidades confirmadas e repetidas após consulta ao VAR, clima mudando constantemente... O empate por 2 a 2 entre Atlético e Fortaleza, neste domingo (21), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve vários fatos interessantes e também algumas curiosidades.

O Galo perdeu diversas chances de vencer a partida, perdendo alguns gols feitos. Além da bola no travessão de Vinicius e das oportunidades incríveis desperdiçadas por Geuvânio e Luan, o time de Rodrigo Santana errou duas cobranças de pênalti. Primeiro com Alerrandro, que a arbitragem, após consulta ao VAR, mandou repetir, alegando que o goleiro do Fortaleza se adiantou no lance para conseguir a defesa. Na repetição, o responsável pela batida foi Luan, que voltou a perder a chance de colocar o Atlético em vantagem também parando em Felipe Alves após uma batida ainda pior que a anterior.

O pênalti foi o terceiro desperdiçado pelo Atlético sem Fábio Santos, o cobrador oficial da equipe, em campo. Antes de Luan, Ricardo Oliveira e Alerrandro, os artilheiros alvinegros na temporada, com 13 gols cada, também desperdiçaram penalidades.

Além disso, o empate entre Atlético e Fortaleza foi o primeiro das equipes na história do confronto. Antes do duelo deste domingo, os times tinham se enfrentado oito vezes na história, com quatro vitórias para cada lado. O Galo marcou 20 gols e o clube nordestino 14.

O resultado do domingo foi péssimo para o Galo, que seguiu no 4º lugar do Brasileiro, na zona de classificação para a Copa Libertadores, com agora 20 pontos, mas perdeu a chance de se aproximar dos líderes Palmeiras e Santos, que possuem 26 cada. Já o Fortaleza somou um ponto importante na briga contra o rebaixamento e ficou no 14º posto, com 14 unidades. O próximo desafio atleticano é nesta quarta-feira (24) fora de casa, contra o Botafogo, às 21h30 (de Brasília), pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-americana. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso também é fora de casa, contra o Goiás, no próximo domingo (28).