O Atlético fez neste domingo (10/8), contra o Vasco, o 9° jogo em 29 dias. A maratona de partidas não é pesada só pela quantidade, mas também pela importância delas, como quatro duelos eliminatórios e outros jogos importantes para o time no Brasileiro. Depois de sair vivo desse período, Gabriel Menino e Lyanco comentaram a importância de, mais do que o físico, manter o mental forte.
Além de cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro, sendo quatro deles fora de casa contra rivais complicados, como Bahia, Palmeiras, Flamengo e Vasco, o Atlético teve dois matas-matas para decidir nos últimos dias. Primeiro, teve que passar pelo Bucaramanga, nos playoffs da Sul-Americana. Depois, pelo Flamengo, nas oitavas da Copa do Brasil. Ambos acabaram na disputa por pênaltis.
“O calendário do Brasil é muito doido. Um jogo atrás do outro. Somos profissionais, aqui acaba sendo a nossa família, moramos mais no clube do que em casa. Faz parte, é o nosso trabalho”, disse Gabriel Menino.
O meia viveu um dia especial. Ele marcou o gol do Atlético com apenas 38 segundos de jogo contra o Vasco, encerrando um jejum de mais um ano sem balançar as redes, fazendo o primeiro dele pelo Galo e quebrando o recorde de gol mais rápido do Brasileirão 2025. Tudo isso no dia dos pais que, para ele, será celebrado nesta segunda (11), dia de folga pro elenco.
“Decisão atrás de decisão, então o descanso mental é essencial para nós. Reunir com a família e comemorar o dia dos pais”, afirmou.
Já o zagueiro Lyanco, pilar do time, comentou como o Atlético não só teve que jogar, mas carregou ainda o peso de precisar atuar bem e se classificar em algumas ocasiões, o que pesa mais ainda.
“Não só o último jogo contra o Flamengo, mas é uma sequência muito forte de ter que jogar bem, ter que ganhar, ter que classificar. Então, como já disse antes, não somos esse super-herói, temos que ser fortes mentalmente. Foram semanas difíceis no sentido mental”, declarou.
Depois da folga nesta segunda, o Atlético e prepara para voltar a campo na quinta-feira (14), contra o Godoy Cruz, em mais um jogo eliminatório da Sul-Americana, agora pelas oitavas da competição. O jogo acontece na Arena MRV, às 19h. Na semana seguinte, a decisão acontece na Argentina.