A duas rodadas do fim do turno do Campeonato Brasileiro 2021, o Atlético é apontado pelo Departamento de Matemática da UFMG como o favorito a ser campeão nacional neste ano.
Segundo o site Probabilidades do Futebol, mantido pela universidade, a chance de o Galo erguer o caneco é atualmente de 58,6%. O Fortaleza, com 12%, é o segundo com maior probabilidade de título, seguido pelo Flamengo (10,5%), Palmeiras (10,2%) e o Bragantino com 5,5%.
A título de comparação, o Flamengo foi campeão brasileiro de 2020 com 71 pontos. Caso o patamar se repita neste ano, faltaria ao Galo marcar mais 33 pontos em 21 partidas restantes até o fim do Brasileirão.
Ainda conforme os matemáticos da UFMG, mesmo que não vença o Brasileiro ou a Libertadores, o Atlético tem hoje a probabilidade de 98,7% de garantir uma vaga na edição 2022 da competição sul-americana.
Pelo lado trágico das estatísticas, segundo a UFMG, a chance de o Galo ser rebaixado para Série B é praticamente nula (0,001%). No Brasileirão 2020, o primeiro time fora do Z-4 foi o Fortaleza, com 41 pontos, três a mais que o Atlético soma hoje na liderança da competição.