O meia Patrick, que está no São Paulo, mas perto de ser anunciado pelo Atlético, teve no ano passado sua temporada mais goleadora, com nove tentos. Além disso, foi decisivo em partidas importantes, como na semifinal da Copa Sul-Americana, quando balançou as redes duas vezes.
Não foi apenas ofensivamente que o jogador ajudou o Tricolor. Segundo dados da SofaScore, o "Pantera Negra" foi quem mais desarmou adversários: 97 vezes na temporada.
No ataque, além dos nove gols, Patrick fez oito assistências, só ficando atrás de Rodrigo Nestor (11) e Reinaldo (9).
O jogador também ajudou o time a segurar a bola. E foi o segundo atleta com mais dribles certos no time no ano passado: 47, só atrás do lateral-direito Igor Vinícius, com 61.
Apesar de não querer abrir mão de Patrick, o clube paulista entendeu que o jogador gostaria de sair. O contrato dele com chegaria ao fim em dezembro deste ano. O Galo ofereceu um vínculo por duas temporadas e aumento salarial.
Outro empecilho para a continuidade do meio-campista era o fato de que Rogério Ceni pensa em ter um time mais intenso e veloz em 2023.
Por isso, trouxe jogadores como Pedrinho, Marcos Paulo e Wellington Rato para jogar pelos lados e abriu mão de Nikão.
Patrick participou de 55 jogos no ano passado. Nas 36 vezes em que foi titular, foi substituído em 31.
Ser sacado do time com frequência, aliás, foi o que motivou a discussão entre Patrick e Ceni no intervalo da partida contra o Fluminense, no fim do Campeonato Brasileiro. Insatisfeito, o atleta xingou o treinador. A situação foi contornada após o jogador pedir desculpas. (Thiago Braga/Folhapress)