Perigo real

Pressionado, Galo vê Santos encostar e vaga na Libertadores ameaçada

Peixe vem de três vitórias seguidas, tem o artilheiro da competição e vem mostrando regularidade, principalmente de resultados, coisa que a equipe mineira não consegue fazer

Por Bruno Trindade
Publicado em 15 de outubro de 2018 | 15:30
 
 
Atlético não foi bem no empate contra o América e goleiro Victor teve trabalho para impedir a derrota Bruno Cantini / Atlético

Desde que perdeu a quinta posição para o Palmeiras (na 20ª rodada), o Atlético vem mantendo, no mínimo, quatro pontos de distância para o sétimo colocado e se garantindo no G-6, posição que vale uma vaga na Copa Libertadores de 2019. A diferença podia até ser considerada cômoda, já que o Cruzeiro, que vinha logo atrás, estava com suas atenções voltadas para a Copa Libertadores e para a Copa do Brasil. No entanto, agora, a chance de perder o seu último objetivo da temporada, após fracassos em todos os outros, está cada vez maior.

O Santos, que também só está disputando o Brasileirão, está a quatro pontos do Atlético. A equipe comandada por Cuca vem de três vitórias seguidas, tem o artilheiro da competição e vem mostrando regularidade, principalmente de resultados, coisa que a equipe mineira não consegue fazer.

Nas últimas 10 rodadas (quando o Galo passou a ser o sexto), o Peixe venceu seis vezes, empatou três e perdeu apenas uma, com um aproveitamento de 70%. Só o atual líder Palmeiras foi melhor, com oito vitórias e dois empates (86,67%). Já o Atlético somou três vitórias, quatro empates e três derrotas, com um desempenho de apenas 43,33%.

O clube paulista leva vantagem ainda por encarar o Galo, na penúltima rodada, em casa, com o apoio da sua torcida, confronto que pode decidir quem se classifica e quem fica fora da Libertadores do ano que vem. Os mineiros tem a seu favor o bom retrospecto contra os nove últimos rivais da Série A. No primeiro turno, foram cinco vitórias, um empate e três derrotas, com um aproveitamento de 59,25%. O Peixe não foi bem, somando duas vitórias, quatro empates e três derrotas, com o desempenho de 37,03%.

JOGOS RESTANTES:

ATLÉTICO
Fluminense (F)
Ceará (F)
Grêmio (C)
Palmeiras (C)
Paraná (F)
Bahia (C)
Internacional (F)
Santos (F)
Botafogo (C)

1º turno contra esses rivais:
5 vitórias
1 empate
3 derrotas
Aproveitamento: 59,25%


SANTOS
Internacional (F)
Fluminense (C)
Palmeiras (F)
Chapecoense (C)
Flamengo (F)
América (F)
Botafogo (C)
Atlético (C)
Sport (F)

1º turno contra esses rivais:
2 vitórias
4 empates
3 derrotas
Aproveitamento: 37,03%