Toda torcida tem aquele jogador que o tira do sério, e ele não quer ver em campo nem pintado de ouro. Estudo inédito descobriu quais são os atletas do Brasileirão mais xingados pelos torcedores de seus times. O zagueiro Jemerson, do Grêmio, lidera o top 10 entre os mais criticados pela torcida.
Para se chegar ao resultado, foram analisados cerca de 218 mil comentários de torcedores dos 20 clubes da Série A do Brasileiro nas suas respectivas comunidades na rede social Reddit. Depois, selecionados 120 jogadores de cada um dos 20 times da Série A, sendo os seis com mais partidas disputadas na temporada em que o estudo foi realizado. Cada um deles foi submetido a uma análise de incidência de 91 adjetivos depreciativos diferentes, entre eles “ruim, “fraco”, “péssimo”, “peladeiro”, “bagre”, “perna de pau”, e outros mais ofensivos. Os dados são do Bola Vip.
Para Jemerson, do Grêmio, em 5,2% dos comentários na comunidade do time gaúcho, foram identificados pelo menos um adjetivo depreciativo a seu respeito.
Desde que foi contratado junto ao Atlético, em 2024, que é alvo de desconfiança dos gremistas. Nesta temporada, soma 27 partidas. Mas a má fase tem pesado e o jogador não saiu do banco de reservas do Grêmio nos últimos cinco jogos da equipe no ano.
Em seguida, aparece o atacante André Silva, do São Paulo. O jogador tem uma incidência de adjetivos pejorativos nos comentários de 4,6%. Ele ganhou minutagem na equipe depois da saída de Calleri do time, por motivos de lesão. Mesmo artilheiro da equipe na temporada, é constantemente alvo da torcida são-paulina nas redes sociais.
Completa o pódio o atacante Guilherme, do Santos. Após ter sido peça importante na Série B do ano passado, o jogador caiu de produção e, no meio da campanha ruim do Peixe na primeira divisão, tem sido um dos mais criticados pelos santistas. Cerca de 3,5% dos comentários em que é mencionado possuem também ao menos um adjetivo pejorativo.
10 jogadores mais xingados do Brasileiro
- Jemerson (Grêmio) - 5,2% dos comentários
- André Silva (São Paulo) - 4,6% dos comentários
- Guilherme (Santos) - 3,5% dos comentários
- Talles Magno (Corinthians) - 3,4% dos comentários
- Ferraresi (São Paulo) - 3,3% dos comentários
- Gabriel (Red Bull Bragantino) - 2,6% dos comentários
- Fabrício Bruno (Cruzeiro) - 2,4% dos comentários
- Vanderson (Vitória) - 2% dos comentários
- Alex Muralha (Mirassol) - 2% dos comentários
- Zé Ivaldo (Santos) - 1,7% dos comentários