BH

Saiba as principais contrapartidas para a construção da Arena MRV

Ações que compensam os impactos sociais e ambientais já começaram

Por Gabriel Moraes
Publicado em 15 de abril de 2023 | 06:30
 
 
Arena MRV custou quase R$ 1 bilhão Pedro Souza/Atlético

A construção da Arena MRV em uma cidade como Belo Horizonte, densamente povoada por seus mais de 2,5 milhões de habitantes, traz diversos impactos, sejam eles econômicos, ambientais e sociais. Devido a isso, um empreendimento desse porte, atualmente, precisa de contrapartidas, ou seja, ações que compensam esses impactos em outros locais ou no próprio espaço.

Confira, abaixo, as principais contrapartidas para a criação do novo estádio do Atlético, localizado no bairro Califórnia, região Noroeste da capital mineira e próximo a vias como a Via Expressa, Anel Rodoviário e BR-040. Estrutura será inaugurada neste sábado (15/4), e esse assunto deu o que falar durante o processo.

Obras viárias

Era óbvio que levantar uma arena com capacidade para quase 50 mil pessoas em uma região onde moram cerca de 270 mil e passam outras milhares por dia traria severos impactos no trânsito. Por isso, a contrapartida mais visível aos transeuntes são as obras viárias no entorno.

Há intervenções principalmente na marginal da Via Expressa, onde estão sendo construídos melhores acessos, alças e calçadas mais largas, além de um viaduto; e nas ruas Cristina Maria de Assis, Walfrido Mendes, Oswaldo Cardoso e Margarida de Assis Fonseca. Também há obras previstas no bairro vizinho Camargos.

Instituto Galo

Uma das contrapartidas foi a criação do Instituto Galo, associação sem fins lucrativos voltada para a realização de ações em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade social. O propósito é contribuir para uma sociedade melhor, mais humana e solidária, aproveitando o poder de mobilização do clube e de sua torcida.

O instituto é mantido a partir de fontes de receita alternativas, como incentivos fiscais por meio das legislações vigentes no Brasil, doações e percentual do faturamento da Arena MRV.

Mata

Revitalização da Mata dos Morcegos, maior área verde do bairro Califórnia, é uma das contrapartidas ambientais. O local será transformado em um espaço para a comunidade e terá um parque linear, que será construído e mantido por 30 anos pela gestão da arena.

A mata está a cerca de 500 metros da Arena MRV e é uma Reserva Particular Ecológica (RPE), que tem nascentes no terreno e terá acesso apenas para conservação.

Esplanada

Na esplanada da Arena MRV, área de aproximadamente 46 mil quadrados e que fica em volta do estádio propriamente dito e acima dos estacionamentos, (como no Mineirão), funcionarão espaços operados pela Prefeitura de Belo Horizonte, como um Centro de Línguas Integrado, uma Academia da Cidade e um Núcleo de Atendimento à Saúde da Família.

Árvores

Ao longo dos próximos 10 anos, o Galo precisa plantar 46 mil mudas de árvores em BH. A primeiro leva, de 4,6 mil unidades, foi plantada no Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo, no bairro Castelo, e no Parque Fernando Sabino, no bairro Paquetá, ambos da região da Pampulha. O processo é feito por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).