Classificado para a Pré-Libertadores após terminar na sétima posição no Campeonato Brasileiro, o Atlético pode conhecer seu adversário do torneio continental de 2023 nesta quarta-feira (21). Por ser o melhor ranqueado dessa fase, o Galo estará no pote 1 do sorteio, que será feito pela Conmebol às 12h.
Leia mais: Zaracho fala sobre Nacho e prevê Galo com Coudet: 'Time protagonista e intenso'
O Atlético entra já na segunda fase da competição e ainda terá que superar outro adversário para chegar à fase de grupos. Por estar no pote 1, o Galo encara, em jogos de ida e volta, equipes do pote 2. Com o melhor desempenho no ranking da Conmebol (11º), o Atlético terá a vantagem de decidir em casa.
Os possíveis adversários do time alvinegro são: Curicó Unido (Chile), Deportes Magallanes (Chile), Universidad Católica (Equador), Deportivo Maldonado (Uruguai), Carabobo (Venezuela), além dos três clubes que vão avançar da primeira fase da Pré-Libertadores. Com isso, nesta quarta, o Galo pode ficar sem a confirmação de quem enfrentará.
Estão na primeira fase: Nacional Potosi (Bolívia), El Nacional (Equador), Nacional (Paraguai), Sport Huancayo (Peru), Boston River (Uruguai) e Zamora (Venezuela). Desses, três avançam e chegam ao pote 2. Por isso, no sorteio dessa quarta, três dos confrontos ficarão em abertos, esperando as definições.
As datas das partidas da Pré-Libertadores ainda serão definidas pela Conmebol, que já divulgou o cronograma. O primeiro jogo do Galo - que será fora de casa, já que é a equipe na melhor posição - pode ser nos dias 21, 22 ou 23 de fevereiro. Na semana seguinte, o time vai a campo para o jogo de volta nos dias 28 de fevereiro, 1º de março ou 2 de março.