Após o Cruzeiro ter protestado contra os erros capitais da arbitragem no duelo de ida diante do Remo (derrota de 2 a 1), quando os dois gols do time da casa foram marcados de forma irregular, a CBF escalou o árbitro Fifa Raphael Claus (SP) para comandar a partida de volta na próxima quinta-feira (12), no Independência. O juiz é um dos cotados para representar o Brasil na Copa do Mundo 2022.

Raphael Claus, de 42 anos, terá como auxiliares Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (SP), ambos também árbitros Fifa. De acordo com o regulamento da competição, o sistema de VAR só será utilizado a partir das oitavas de final da Copa do Brasil.

Atuando pela Federação Paulista desde 2010, Claus já apitou 22 partidas do Cruzeiro. Ao todo, foram 10 vitórias celestes, seis empates e seis derrotas.

Entre as partidas mais importantes do Cruzeiro apitadas por Claus estão três clássicos com o Atlético: empate em 1 a 1 pela semifinal do Mineiro de 2015, derrota de 1 a 0 pelo Brasileirão 2018, e a goleada de 3 a 0 em 2019 pela Copa do Brasil.

A última participação de Claus em um jogo celeste foi no empate em 1 a 1 com o Fortaleza, no Campeonato Brasileiro de 2019.

Como o Cruzeiro perdeu o duelo de ida por 2 a 1 na ida, precisará bater o Remo por dois gols de diferença para se classificar de forma direta às oitavas de final da Copa do Brasil. Se vencer por apenas um gol de diferença, a definição da vaga será na disputa de pênaltis.