O aniversário de 102 anos do Cruzeiro, nesta segunda-feira (2), foi celebrado não somente pela China Azul. Entre as felicitações recebidas mundo afora, uma delas chamou a atenção: o Eintracht Frankfurt, um dos times mais tradicionais da Alemanha, parabenizou o clube celeste postando, inclusive, um vídeo de um amistoso disputado entre as equipes em 1967. 

O Eintracht Frankfurt celebrou o aniversário da Raposa, ressaltando a presença de Tostão na equipe celeste. "Um abraço especial ao Cruzeiro, que completa 102 anos hoje. Um ótimo momento para lembrarmos do nosso confronto, que contou a presença de um dos maiores atacantes do futebol, o craque Tostão", postou o clube alemão.
 

O aniversário de 102 anos do Cruzeiro, nesta segunda (2), foi celebrado não somente pela China Azul. Entre as felicitações recebidas mundo afora, uma delas chamou a atenção: o Eintracht Frankfurt, um dos times mais tradicionais da Alemanha, parabenizou o clube celeste. Veja: pic.twitter.com/AvEKMGSss3

— O Tempo (@otempo) January 2, 2023


O amistoso entre as equipes foi disputado no dia 7 de maio de 1967, no RFK Stadium, em Washington, nos Estados Unidos. Em uma partida eletrizante, os alemães acabaram vencendo por 4 a 3.

Treinado na época por Airton Moreira, o Cruzeiro começou aquela partida com Tonho; Gleison, Willian, Vavá e Dawson; Zé Carlos, Ílton Chaves, Batista e Tostão; Marco Antônio e Antoninho.

O Cruzeiro abriu o placar com Antoninho, logo no início do primeiro tempo. Mas as maiores emoções ficaram reservadas para a segunda etapa da partida.

Com gols 'relâmpago', o Eintracht Frankfurt virou o jogo antes dos dez minutos, com Jurgen Grabowski (2) e Ernest Abb, fazendo 3 a 1. O Cruzeiro, por sua vez, reagiu, sob a batuta de Tostão, que balançou as redes duas vezes. Entretanto, no finalzinho, Hubberts fez o gol da vitória alemã. 

Uma curiosidade da partida é que Tostão, então com apenas 20 anos, foi a campo vestindo a camisa 8. A 10, com a qual se consagraria depois na história celeste, naquele dia ficou com Batista.

Três anos depois, Tostão seria um dos personagens de destaque da conquista do tricampeonato mundial com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, naquela equipe para muitos considerada até hoje a melhor da história da Amarelinha.