A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela de jogos e os possíveis confrontos de todas as fases da Copa do Brasil de 2022, até a final. O Cruzeiro vai iniciar a competição enfrentando o Sergipe e, na segunda fase, se passar, pega o vencedor do Volta Redonda, tradicional clube do Rio de Janeiro, ou o Tuntum, equipe do Maranhão e a caçulinha da competição, fundada em junho de 2021, ou seja, há menos de um ano.

Chamado de Leão dos Cocais, o clube leva o nome da cidade maranhense que tem pouco mais de 42 mil habitantes e fica a 380 km de São Luís. Sua primeira competição disputada foi no segundo semestre de 2021, quando entrou na segunda divisão do Campeonato Maranhense utilizando o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a vaga do Babacal, sendo posteriormente absorvido pelo Tuntum.

De cara subiu à elite estadual após terminar em segundo e perder a final para o Cordino. Com este resultado, o Tuntum teve a chance de jogar a Copa Federação Maranhense de Futebol (FMF) em dezembro, quando conquistou seu primeiro título.

Ao levantar o troféu, pôde escolher entre jogar a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano ou a Copa do Brasil. Ao optar pelo segundo, deixou a outra vaga para o Juventude Samas vice-campeão.

O Tuntum manda suas partidas no estádio Rafael Seabra, que tem capacidade para 7 mil pessoas. Seu presidente é Francisco Nascimento e o time é comandado pelo técnico Danilo Brito. A prefeitura da cidade é o principal patrocinador.

Copa do Brasil

Na primeira fase, os duelos são únicos e eliminatórios. Enquanto o Cruzeiro vai a Aracaju no dia 23 de fevereiro, o Tuntum recebe o Voltaço no Maranhão. Como é mais bem posicionado no ranking da CBF, o visitante terá a vantagem do empate para avançar.

Na segunda fase, os desempates serão nos pênaltis.