Paulo Pezzolano pode não estar na beira do campo neste sábado (23), às 16h, no Mineirão, quando o Cruzeiro abre o returno frente ao Bahia - está suspenso. Mas ele já deu a 'letra' sobre como o time deve se portar. É uma final. Celestes e tricolores estão no G-4 e brigam rodada a rodada pelo acesso à elite do futebol nacional. Enquanto o time celeste lidera a competição, com 42 pontos, o Bahia vem em terceiro, com 34 . 

"Temos que jogar uma final contra o Bahia. Eles querem ganhar na nossa casa, já falaram, então teremos que redobrar os esforços. O Cruzeiro tem que jogar essa final e seguir mandando no Mineirão, que é o mais importante", projetou o técnico estrelado. 

O discurso de Pezzolano faz uma certa menção à fala recente do lateral-esquerdo Matheus Bahia, do Tricolor de Aço, que após o empate com o CRB por 1 a 1, na Fonte Nova, disse que a equipe nordestina venceria o Cruzeiro dentro do Mineirão. 

O fato é que o time celeste ostenta dentro de casa uma campanha invicta e a manutenção desta condição, a cada jogo diante da torcida, é mais um passo dado no retorno à elite.

Com nove vitórias em nove jogos jogando como mandante, a Raposa tem ainda mais 10 confronto atuando em seus domínios. O time estrelado, portanto, estaria a sete vitórias do número mágico de 63 pontos que, segundo os matemáticos, poderia cravar o acesso. Ou seja, por isso, ganhar em casa, mesmo que não seja todos os jogos, é fundamental para a Raposa.  

Retornos e reforços 

Para esta partida, o técnico Paulo Pezzolano conta com as voltas dos suspensos Zé Ivaldo e Geovane Jesus. Com isso, ele pode remontar o esquema com três zagueiros. O Cruzeiro também deve ter reforços. Stênio, que não atuou contra o CSA por suspensão ainda na Itália, e o atacante Bruno Rodrigues, liberado após inscrição no BID da CBF, são opções para reforçar o time que encara o Bahia. 

O Bahia foi o primeiro adversário do Cruzeiro na Série B. Jogando na Fonte Nova, a Raposa perdeu por 2 a 0, com dois gols de Jacaré. Mas, no retrospecto geral, a Raposa leva vantagem, com 33 vitórias em 64 jogos. Foram apenas 14 vitórias, sendo uma apenas no Mineirão. 

FICHA TÉCNICA 

CRUZEIRO X BAHIA
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2022 
Horário: 16h 
Local: Mineirão, em Belo Horizonte 
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA-SP) 
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (CBF-SC) 
Transmissão: Rádio Super 91.7 FM, SporTV e Premiere 

Cruzeiro 

Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Leo Pais, Adriano, Neto Moura e Matheus Bidu; Luvannor, Daniel Jr. e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano. 

Bahia 

Danilo Fernandes; André, Gabriel Xavier, Didi, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Falcão, Lucas Mugni e Daniel; Raí Nascimento e Davó. Técnico: Enderson Moreira.