Agora falta pouco. A janela de transferências do futebol brasileiro reabre na próxima segunda-feira (18), quando os clubes poderão inscrever novos reforços para a sequência da temporada. E, para 'ganhar tempo', América, Atlético e Cruzeiro seguem agindo firme nos bastidores. O TEMPO SPORTS faz um balanço da atuação do trio mineiro no mercado da bola, tanto em relação a chegadas quanto a saída de jogadores. Confira:
AMÉRICA
Com certas restrições financeiras, o América ainda não oficializou a chegada de nenhum novo reforço para o elenco comandado pelo técnico Vágner Mancini. Mas o Coelho já tem 'engatilhadas' quatro possíveis contratações.
Duas delas seriam de 'velhos conhecidos' da torcida americana: o zagueiro Ricardo Silva, de 29 anos, que estava no futebol coreano, e já teve três passagens anteriores pelo Coelho, e o volante Thiago Santos, que também já defendeu o clube e vem sendo pouco acionado no Grêmio.
Os outros dois jogadores que podem pintar no elenco do Coelho são o armador paraguaio Martín Benítez, de 28, que rescindiu contrato com o Grêmio, e o atacante Mikael, de 23, que está na Salernitana, da Itália.
Por outro lado, quatro jogadores já deixaram o clube, sendo que dois deles não por opção da diretoria: o goleiro Jaílson, que pediu rescisão do contrato, e o atacante Paulinho Bóia, que não conseguiu junto ao Metallist, da Ucrânia, a renovação do seu empréstimo.
Outros dois que deixaram o Coelho foram o lateral Carlos Júnior, emprestado ao Azuriz, e o atacante Berrío, que praticamente não conseguiu jogar pelo América, ficando mais tempo no departamento médico do que em campo.
Chegadas:
Nenhum jogador
Saídas:
Jaílson - Goleiro - 40 anos - sem clube
Carlos Júnior - Lateral - 21 anos - Azuriz
Berrío - Atacante - 31 anos - sem clube
Paulinho Bóia - Atacante - 24 anos - Metalist (UCR)
Em negociação:
Ricardo Silva - Zagueiro - 29 anos - FC Seoul (COR)
Benítez - Armador - 28 anos - Grêmio
Thiago Santos - volante - 32 anos - Grêmio
Mikael - Atacante - 23 anos - Salernitana (ITA)
ATLÉTICO
A diretoria do Atlético agiu rápido nos bastidores e conseguiu a contratação de quatro reforços, todos eles de clubes do exterior.
Um dos mais festejados pela torcida foi o zagueiro Jemerson, que teve passagem vitoriosa pelo clube, e estava atuando no futebol francês. O mais 'badalado' até aqui é o atacante argentino Pavón, de 26 anos, que estava no Boca Juniors.
Os outros dois contratados representam quase que extremos opostos: o armador Pedrinho, de 24 anos, que estava no futebol ucraniano e é visto como uma grande aposta pelo seu potencial, e o veterano atacante Allan Kardec, que vem do mercado chinês, e é encarado pela torcida como apenas uma opção para 'compor o grupo'.
No rumo oposto, foram duas as saídas de jogadores. Um deles foi o zagueiro Godín, de 36 anos, que entrou em acordo com o clube e se transferiu para o Vélez Sarsfield, da Argentina. Como vinha ficando apenas na reserva, pediu para ser negociado, alegando que precisa estar com ritmo de jogo para defender a seleção uruguaia na Copa do Mundo do Catar.
A outra saída era praticamente inevitável: joia da base, o atacante Savinho, de 18 anos, teve 87,5% dos direitos vendidos ao Grupo City em um negócio de mais de 6,5 milhões de euros (além da possibilidade de mais outros 6 milhões em bonificações). Inicialmente, irá defender o Troyes, da França, antes de poder ter a chance em algum dos 'gigantes' do grupo City espalhados mundo afora.
Chegadas:
Jemerson - Zagueiro - 29 anos - Ex-Metz (FRA)
Pedrinho - Armador - 24 anos - Ex-Shakhtar Donetsk (UCR)
Pavón - Atacante - 26 anos - Ex-Boca Juniors (ARG)
Allan Kardec - Atacante - 33 anos - Ex-Shenzhen FC (CHI)
Saídas:
Godín - Zagueiro - 36 anos - Vélez Sarsfield (ARG)
Savinho - Atacante - 18 anos - Troyes (FRA)
CRUZEIRO
Até agora, o time celeste já acertou com três jogadores, todos eles brasileiros que atuavam no futebol europeu: o zagueiro Luís Felipe, de 19 anos, ex-PSV, o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano, de 23, ex-Sion, e o atacante Bruno Rodrigues, de 25, ex-Famalicão.
Os três já treinam com os demais novos companheiros na Toca da Raposa. Entre eles, Bruno Rodrigues, atacante 'de beirada', é apontado como a maior aposta, tendo sido muito elogiado pelo técnico Paulo Pezzolano.
O Cruzeiro chegou a acertar também com o volante Fernando, do Grêmio, mas houve uma reviravolta na negociação e ele permanecerá no clube gaúcho. Agora a Raposa tenta acertar a contratação do armador Ricardo Goulart, que rescindiu com o Santos. O jogador foi bicampeão brasileiro pela Raposa em 2013 e 2014.
Por outro lado, nos últimos dias, dois jogadores deixaram o elenco celeste: o zagueiro Mateus Silva (emprestado para a Ponte Preta) e o armador Marco Antônio (teve contrato rescindido de forma amigável e acertou com o Goiás).
Chegadas:
Luís Felipe - Zagueiro - 19 anos - Ex-PSV (HOL)
Marquinhos Cipriano - Lateral esquerdo - 23 anos - Ex-Sion (SUI)
Bruno Rodrigues - Atacante - 25 anos - Ex-Famalicão (POR)
Em negociação:
Ricardo Goulart - Armador - 31 anos - Ex-Santos
Saídas
Mateus Silva - Zagueiro - 27 anos - Ponte Preta
Marco Antônio - Armador - 22 anos - Goiás