Prova estatística

Números comprovam eficiência do Cruzeiro de Mano Menezes na temporada; veja

Raposa figura como o time de melhor aproveitamento, com mais vitórias e com menor média gols sofridos em 2018

Convicções de Mano Menezes provam eficiência do time celeste | Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.
Josias Pereira | @josiaspereira
09/08/18 - 18h28

A vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, simbolizou muito mais do que um passo para a próxima fase do torneio continental. O resultado marcou o equilíbrio estabelecido pelo time de Mano Menezes na temporada. Algo que era buscado com bastante afinco pelo elenco. 

De acordo com dados do Futdados, representados no anuário das equipes da Série A, o Cruzeiro agora figura como o time de melhor aproveitamento, com mais vitórias e com menor média gols sofridos em 2018. 

Em 45 jogos no ano, o Cruzeiro venceu 26, empatou nove e perdeu oito, acumulando um aproveitamento de 67,4%. Na segunda posição vem o Palmeiras, com 25 vitórias em 44 partidas. O Palmeiras, no entanto, terá uma partida ainda nesta quinta-feira, às 21h45, quando encara o Cerro Porteño-PAR, fora de casa, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. 

Destaca-se também o sistema defensivo do Cruzeiro, que passou ileso em 24 jogos neste ano. Foram 27 gols sofridos, no entanto, diferentemente do Internacional, que levou 25, a Raposa possui uma média melhor (0,63%). 

Após a vitória sobre o Flamengo, Mano Menezes comemorou a escolha da sua estratégia para superar o rival. Didático e frio, o time mostrou, mais uma vez, a fama de "cascudo", ratificando o equilíbrio estatístico na temporada.  

"Todos os jogos precisam de uma boa estratégia. Não é possível entrar num jogo grande sem saber o que você quer fazer no jogo. Hoje, iniciamos o jogo marcando alto, porque entendemos que deveríamos fazer isso nos primeiros minutos. Era importante não deixar o Flamengo controlar o jogo. Isso incendeia o torcedor e empurra seu time para trás. Você perde muito do controle que quer fazer. Deu certo. Funcionou bem", analisou o treinador. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.