Sérgio Rodrigues é o novo presidente do Cruzeiro. Novo pela recente vitória nas urnas, novo pela idade. Com 37 anos e 8 meses, ele só perde para Marcelo Paz, do Fortaleza, como o presidente de clube mais novo entre as principais agremiações do país.
Nascido em 8 de março de 1983, o dirigente do Leão do Pici é praticamente seis meses mais novo que Rodrigues, que nasceu em 16 de setembro de 1982. Presidente do Fortaleza desde os 34 anos, Paz acredita que a juventude lhe dá mais energia para cuidar dos problemas do clube.
"Do ponto de vista de energia, a juventude ajuda sim. É uma demanda muito forte, uma demanda emocional, física, com viagens, ida para jogos, para treinos, concentrações. Às vezes, pegar um avião às 4h da manhã em Fortaleza para uma reunião às 11h em São Paulo e voltar porque tem um jogo. Uma pessoa com mais de 60 teria dificuldades para essa energia física", descreve Paz, ao Super.FC.
Nesta quarta-feira (27), às 12h, Sérgio Rodrigues, Marcelo Paz e Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, participam de uma live promovida pelo FutClass. Para acompanhá-la, clique aqui.
Sobre a idade, Paz comentou que ouve muito essa comparação com a experiência. "Um diretor meu, o Maurício Guimarães (diretor financeiro), me fala isso: aproveitar que tenho energia para me dedicar ao clube. É um fato positivo. Por outro lado, as pessoas com mais idade tem mais experiência de vida acumulada, um networking. Tem esse contraponto", pondera Paz.
Administrador de empresa, Marcelo Paz assumiu o Fortaleza no fim de 2017 e transformou o clube numa das principais equipes do Nordeste. Prezando pelo profissionalismo, ele ajudou a recolocar o time na Primeira Divisão depois de 13 anos. O time foi campeão da Série B em 2018 e, no ano passado, conquistou a Copa do Nordeste. As conquistas tiveram a tutela de Rogério Ceni que, curiosamente, não se deu bem no Cruzeiro, por onde esteve por menos de dois meses e não conseguiu dar jeito na desastrosa campanha do rebaixamento cruzeirense.
Em 2020, o Fortaleza disputou a primeira competição continental de sua história. Com o nono lugar no Brasileirão, o time garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano. O time, no entanto, acabou caindo na primeira fase, superado pelo Independiente, da Argentina.
A pedido da reportagem, Marcelo Paz enviou uma mensagem a Sérgio Rodrigues. "Que ele acredite em seus ideais, nos sonhos que ele teve antes de ser presidente, de gerir o clube de coração, de colocar em prática os anseios e de se cercar de boas pessoas. Isso é importantíssimo: se cercar de pessoas competentes, leais, dedicadas e ter a humildade de ouvir os mais experientes, que passaram no clube anteriormente, não todas. Mas são pessoas que têm experiência acumulada, que têm saber e tenha algo a contribuir. Tem que ter essa mescla", destacou.