Atlético e Cruzeiro entram em campo às 19h30 desta quarta-feira (27/8), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena MRV. Os rivais fazem temporadas parecidas em números, inclusive, possuem o mesmo aproveitamento, com a diferença que se destacam em competições diferentes. Compare os dados de ambos antes do clássico.

Atlético em 2025

Dono da casa, o Atlético vai fazer seu jogo de número 50 em 2025 no clássico desta quarta. Até então, são 22 vitórias, 16 empates e 11 derrotas, o que dá 55,7% de aproveitamento. O Galo marcou 65 gols e sofreu 38 até aqui.

O Galo começou a temporada conquistando o Campeonato Mineiro com uma recuperação incrível depois de não vencer nas quatro primeiras rodadas, correndo sério risco de nem classificar às semifinais. Com quatro vitórias nos últimos quatro jogos da primeira fase, chegou nas semis e passou com tranquilidade pelo Tombense. Depois, resolveu a final logo na primeira partida, goleando o América por 4 a 0.

A oscilação começou junto com o Campeonato Brasileiro, torneio que o clube não vai bem e está apenas em 12°, com mais derrotas (7) do que vitórias e empates (6), o que o coloca mais próximo do Z4 do que do G6, seu principal objetivo.

Na Sul-Americana, está nas quartas de final aos trancos e barrancos. Passou apenas em segundo na fase de grupos, precisando disputar os playoffs, onde quase foi eliminado pelo Bucaramanga em plena Arena MRV, mas passou nos pênaltis. Nas oitavas, eliminou o Godoy Cruz com duas vitórias apesar de atuações fracas.

Já na Copa do Brasil, passou por Tocantinópolis (1ª fase), Manaus (2ª fase) e Maringá (3ª fase) sem muitos sustos. Nas oitavas, foi o azarão contra o Flamengo e conseguiu eliminar o hoje considerado melhor time do Brasil, nos pênaltis, na Arena MRV.

O grande destaque, como sempre, é Hulk, com 16 gols. O camisa 7 lidera o quesito em todos os torneios, menos justamente na Copa do Brasil, em que Rony aparece no topo com três gols.

Números do Galo em 2025

  • Geral: 49 jogos – 22 vitórias, 16 empates e 11 derrotas – 65 gols marcados e 38 gols sofridos / Artilheiro: Hulk (16)
  • 55,7% de aproveitamento

Por competições:

  • FC Series: 2 jogos – 2 empates – 0 gol marcado e 0 gol sofrido
  • Campeonato Mineiro: 12 jogos – 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota – 17 gols marcados e 3 gols sofridos / Artilheiro: Hulk (7)
  • Copa do Brasil: 6 jogos – 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota – 13 gols marcados e 4 gol sofridos / Artilheiro: Rony (3)
  • Copa Sul-Americana: 10 jogos – 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas – 15 gols marcados e 8 gols sofridos / Artilheiro: Hulk (3)
  • Campeonato Brasileiro: 19 jogos – 6 vitórias, 6 empates e 7 derrotas – 20 gols marcado e 23 gols sofridos / Artilheiro: Hulk (4)

Cruzeiro em 2025

O Cruzeiro vai para seu 44º jogo em 2025. Até então, são 19 vitórias, 14 empates e 10 derrotas, o que dá 55% de aproveitamento. O ataque celeste balançou as redes em 59 oportunidades. Já a defesa sofreu apenas 33 gols.

No Campeonato Mineiro, Fernando Diniz estreou com vitória sobre o Tombense por 1 a 0. Mas, pressionado pelo vice-campeonato na Sul-Americana no ano anterior, o treinador não resistiu a uma derrota contra o Athletic e a um empate diante do Betim, e foi demitido ainda em janeiro.

Após algumas partidas com Wesley Carvalho como interino, o Cruzeiro contratou o português Leonardo Jardim, que não teve um bom início, já que foi com derrota para o Democrata de Governador Valadares por 2 a 1. No entanto, o time já estava assegurado nas semifinais do Mineiro, onde acabou caindo diante do América após dois empates, sendo eliminada nos pênaltis.

Já no Campeonato Brasileiro, a equipe de Leonardo Jardim está muito bem. Depois de um início inconstante, com duas vitórias, duas derrotas e um empate, o Cruzeiro emendou uma sequência vencendo oito partidas e empatando três vezes, se colocando na disputa pelo título da competição. Na terceira colocação com 41 pontos, a Raposa está a cinco do líder Flamengo e a um do Palmeiras, que é o segundo.

Mesmo com o vice em 2024, o Cruzeiro deixou a Sul-Americana de lado na atual temporada. Em grupo relativamente acessível, que contava com Unión, da Argentina, Muschuc Runa, do Equador, e Palestino, do Chile, o Cabuloso somou uma vitória, dois empates e três derrotas, sendo eliminado ainda na fase de grupos.

Por fim, a campanha na Copa do Brasil, em busca do heptacampeonato, se iniciou na terceira fase, já que o Cruzeiro terminou o Brasileiro de 2024 na nona colocação. E até aqui o time não sofreu gols. Diante do Vila Nova foram duas vitórias (2 a 0 em casa e 3 a 0 fora), enquanto contra o CRB, nas oitavas de final, a Raposa empatou a primeira partida em 0 a 0, no Mineirão, e venceu no Rei Pelé por 2 a 0.

O grande destaque da equipe até aqui é Kaio Jorge. Convocado por Carlo Ancelotti para os próximos jogos da Seleção Brasileira, o atacante tem 17 gols na temporada, sendo 15 deles no Campeonato Brasileiro, competição na qual é o artilheiro.

Números da Raposa em 2025

  • Geral: 43 jogos – 19 vitórias, 14 empates e 10 derrotas – 60 gols marcados e 34 gols sofridos / Artilheiro: Kaio Jorge (17)
  • 55% de aproveitamento

Por competições:

  • FC Series: 2 jogos – 2 empates – 1 gol marcado e 1 gol sofrido / Artilheiro: Matheus Pereira (1)
  • Campeonato Mineiro: 10 jogos – 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas – 13 gols marcados e 11 gols sofridos / Artilheiro: Gabigol (5)
  • Copa do Brasil: 4 jogos – 3 vitórias e 1 empate – 7 gols marcados e 0 gol sofridos / Artilheiro: Eduardo (3)
  • Copa Sul-Americana: 6 jogos – 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas – 5 gols marcados e 7 gols sofridos / Artilheiro: Gabigol (2)
  • Campeonato Brasileiro: 21 jogos – 12 vitórias, 5 empates e 4 derrotas – 34 gols marcado e 15 gols sofridos / Artilheiro: Kaio Jorge (15)