Nascido no Rio de Janeiro, Ronaldo Nazário de Lima agora também é mineiro. Nesta terça-feira (21), o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou a concessão do titulo de cidadão honorário de Minas ao Fenômeno, novo gestor do Cruzeiro.

O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Professor Cleiton no final de dezembro do ano passado. Nesta terça (21), dos 48 parlamentares presentes no plenário, 45 votaram a favor da concessão da homenagem e três votaram em branco. 

Esse é um título de honraria concedido a alguma pessoa de importância em certa localidade; ele torna a personalidade um "conterrâneo", da terra natal, mesmo que ela não tenha nascido lá.

“O título de cidadão honorário ao Ronaldo configura uma honraria mais que merecida para alguém que resgatou uma das mais importantes instituições do nosso Estado. Não se trata apenas de futebol, se trata de geração de emprego, de renda e da volta do orgulho daqueles que são apaixonados pelo Cruzeiro Esporte Clube”, afirmou o deputado Professor Cleiton.

Como foi aprovada, a homenagem deve ser entregue em sessão solene a ser marcada pelo presidente da Casa, Agostinho Patrus (PSD). O evento pode não demorar a acontecer, visto que Ronaldo planeja permanecer em Belo Horizonte durante esta semana.

"Agora, nessa segunda fase, vamos verificar com a casa e com a equipe do Ronaldo uma data para fazer a Solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário para ele. Será através de uma reunião especial na ALMG. Ainda não temos a data, mas deve ser rápido", destacou a assessoria de comunicação do deputado Professor Cleiton.

Ronaldo tem 45 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Ele jogou na Raposa entre 1993 e 1994, onde foi revelado para o mundo. Hoje empresário, Ronaldo adquiriu 90% das ações da SAF Cruzeiro e vem liderando o processo de "reestruturação" do clube celeste.