Como é o líder do Brasileirão, inevitavelmente, o Cruzeiro é um dos candidatos ao título, ainda mais se formos levar em consideração uma das teorias de Vanderlei Luxemburgo. Isso mesmo: o técnico, que levantou diversos troféus, inclusive pelo clube mineiro, tem uma afirmação conhecida sobre o que um time precisa para terminar os pontos corridos em primeiro lugar.
Para ele, para uma equipe conquistar o Campeonato Brasileiro, necessita de, teoricamente, vencer todos os jogos em casa e, pelo menos, empatar fora. Curiosamente, o atual desempenho da Raposa supera esse 'pré-requisito'.
Leia mais: Jogadores do Cruzeiro evitam discurso de briga pelo título do Campeonato Brasileiro
Em 15 rodadas disputadas pelo time mineiro até o momento, oito aconteceram em casa. Dos 24 pontos 'obrigados' a serem conquistados, o Cruzeiro conquistou 22 – foram sete triunfos e um empate.
Agora, a performance longe de Belo Horizonte compensa isso: foram sete partidas fora, ou seja, sete pontos cuja Raposa deveria ter abocanhado. No entanto, o elenco comandado por Leonardo Jardim somou 11, com três vitórias, dois empates e duas derrotas.
Caso vencesse todas as partidas em casa e empatasse fora, o Cruzeiro teria conquistado 31 pontos, porém, tem 33. Ou seja, para Luxa, e equipe celeste está se encaminhando para a conquista do título no final do ano.
"A grande diferença é: ganhar em casa é obrigação no Brasileiro. Mas a conquista do campeonato é quando você belisca fora. Qualquer percalço que se tenha em casa, você tem uma pontuação boa fora", disse recentemente ao programa "Galvão e Amigos", da TV Bandeirantes.
2024
Tomando como base o ano de 2024, quando o Botafogo foi campeão, o time carioca somou 41 pontos de 57 possíveis. Mas fora de casa acumulou 38 de 19. Ao todo, foram 79 de 76 dos quais tinha "obrigação".