A torcida do Cruzeiro já projeta as chances de o time conquistar o título brasileiro em 2025. Porém tanto o técnico Leonardo Jardim quanto os jogadores da Raposa evitam este discurso e pregam que a meta principal do time azul é se classificar para a Libertadores 2026. Mas como estão as chances de o objetivo traçado pela gestão celeste se concretizar?
Após a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, na qual a Raposa goleou o Juventude por 4 a 0, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) projeta chances altas de a equipe azul chegar à Libertadores 2026. De acordo com os matemáticos da universidade, atualmente a probabilidade de o time estrelado ir ao maior torneio das Américas em 2026 é de 93,5%.
O retorno à Libertadores também é um desejo da China Azul, que há um bom tempo não vê a Raposa na competição. A última vez em que o time azul disputou a Liberta foi em 2019, quando caiu nas oitavas de final da competição, para o River Plate (ARG). Desde então, foram quatro anos sem disputar nenhum torneio continental, além de outros dois jogando a Copa Sul-Americana.
E as chances de título?
Enquanto técnico e jogadores mantêm os pés no chão, torcida e até adversários já colocam o Cruzeiro como candidato a título. Um exemplo foi o técnico do Flamengo, Filipe Luís, que disputa com a Raposa a liderança do torneio. Após o jogo contra o Fluminense, o comandante rubro-negro cravou que o time estrelado é candidato a ser campeão.
Pelos cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, as chances de a Raposa levantar o troféu do Brasileirão, hoje, estão em 35,5%. O Cruzeiro é o time que apresenta, neste momento, a maior probabilidade, acima por exemplo do Flamengo, que aparece com 24,4% de probabilidades de título.
Porém, se depender da teoria de um velho conhecido dos cruzeirenses, a torcida celeste tem motivos para ficar otimista. O ex-técnico Vanderlei Luxemburgo, certa vez, disse que para um time ser campeão brasileiro, seria preciso, em tese, vencer todos os jogos em casa e, ao menos, empatar fora - ou seja, conquistar quatro a cada seis pontos disputados.
O atual desempenho do Cruzeiro supera esta meta. Confira aqui.