Inaugurada em 2002, a Toca da Raposa 2, localizada no bairro Trevo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, sempre serviu como Centro de Treinamento do elenco profissional Cruzeiro e, mais recentemente, também do sub-20. Mas somente nesta semana que o local recebeu um jogo oficial de futebol.
Nessa segunda-feira (18), a Raposinha enfrentou o Uberlândia nas dependências celestes em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro Sub-20. A equipe mandante venceu por 6 a 0, com gols marcados por Vitinho, Jhosefer, Arielson, Robert, Arielson e Igor Lemos.
Segundo Enrico Ambrogini, diretor de Operações do Cruzeiro, o clube optou pelo evento ser no local e não na Toca da Raposa 1 ou no Sesc Venda Nova, por exemplo, para facilitar a logística, trazer mais benefícios aos atletas e reduzir custos operacionais.
“Fizemos a primeira tentativa de mandar um jogo do Mineiro Sub-20 na Toca da Raposa 2 para entendermos como seria a logística. Preparamos todo o CT visando deixar os nossos atletas concentrados aqui, já que estão acostumados com o campo, onde treinam frequentemente", disse.
Conforme Pedro Martins, diretor de Futebol do Cruzeiro, o marco também representa a atual política de integração entre as categorias. “Não temos dúvidas que a aproximação entre futebol masculino, feminino e base transformará o Cruzeiro em um clube mais moderno, eficiente e fortalecido ao longo dos anos”, falou o dirigente.
No Estadual da categoria, o elenco celeste é o 4º colocado, com 18 pontos, três a menos que o líder Atlético. Dos 21 times, os oito mais bem colocados se classificam para as quartas de final.