Risco de queda

Derrota para o Paraná aumenta pressão sobre o América

Para não ser rebaixado, o alviverde precisaria, matematicamente, conquistar 11 dos 15 pontos que ainda vai disputar

Por Antônio Anderson
Publicado em 11 de novembro de 2018 | 14:05
 
 
Pressionado, América tropeça diante do já rebaixado Paraná, no Independência Foto: Mourão Panda / América

A derrota por 1 a 0 para o Paraná nesse sábado (10), na Arena Independência, aumentou ainda mais a pressão sobre o América para os cinco jogos restantes do clube pelo Campeonato Brasileiro. Para não ser rebaixado à Série B na próxima temporada, o alviverde precisaria, matematicamente, conquistar 11 dos 15 pontos que ainda vai disputar até o fim da competição, o que representaria um aproveitamento de 73,33%.

Até o próximo dia 2 de dezembro, data programada para a última rodada, o América vai jogar em casa com o Santos e o Bahia e sai para enfrentar o Internacional, o Palmeiras e o Fluminense. No turno, contra estes mesmos adversários, o Coelho venceu o Internacional e o Santos, empatou com o Palmeiras e o Fluminense e perdeu para o Bahia, o que representou um aproveitamento de 53,33%.

A derrota para o Paraná, que nesse sábado entrou em campo já rebaixado para a Série B, fez aumentar para dez partidas a sequência sem vitória do América no Campeonato Brasileiro.  A última vez que a equipe alviverde conseguiu somar os três pontos pela competição foi no  dia 6 de setembro, quando o time bateu o Vasco por 2 a 1, na Arena Independência, em confronto válido pela 23ª rodada.

Após o jogo com a equipe carioca, o América empatou com o Ceará, o São Paulo, o Corinthians, o Atlético e o Grêmio e perdeu para o Botafogo, o Atlético-PR, a Chapecoense, o Cruzeiro e o Paraná. Os maus resultados acabaram custando a entrada do Coelho no grupo dos quatro últimos colocados na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e a demissão do técnico Adílson Batista, que deixou o cargo após o confronto com o Paraná.

Até o complemento da 33ª rodada, o América ainda corre o risco de cair do 18º para o 19º lugar na tabela, dependendo do resultado da Chapecoense, que nesta segunda-feira (12) vai enfrentar o Santos. A equipe catarinense tem 34 pontos, assim como o Coelho. Para não se distanciar tanto dos adversários diretos na luta contra o rebaixamento, o alviverde ainda vai precisar torcer por tropeços do Vitória, Sport, Ceará e Vasco que vão enfrentar, respectivamente, Bahia, Fluminense, Internacional e Grêmio.