A cidade mineira de Araxá vai receber, entre esta quinta e o próximo sábado, a 4ª edição do Rally Minas Brasil, que também será válida pela 1ª etapa do Brasileiro de Rally Cross-Country. Mais de 80 veículos estão confirmados na prova, que tem previsão de ser a única do evento no Estado em 2022.

O primeiro dia será dedicado às vistorias técnicas e administrativas e à preparação das equipes no Expominas de Araxá (Av. Tancredo Neves, 30). Motos, quadriciclos, UTVs e carros vão encarar percurso de 500 quilômetros.

Nesta quinta-feira, às 14h, está marcado o prólogo para definir a ordem de largada. "Largar entre os primeiros de cada categoria é sinônimo de menos ultrapassagens e poeira dos demais participantes”, reforça o navegador Ivo Mayer.

A partir daí, começam os dois dias de disputas em um trajeto que passará pelas regiões de Ibiá, Pratinha, Tapira e Sacramento. 

“As equipes precisam conferir o perfeito funcionamento mecânico das máquinas, checar os itens de navegação e segurança, ajustes de bancos etc. Também é necessário analisar as características do terreno e fazer a escolha adequada do tipo de pneus, de forma que se tenha o melhor desempenho possível dentro do percurso. Ou seja, tem de se fazer um check-list de tudo para que as estratégias e resultados saiam de acordo com o esperado”, comenta o diretor geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio. 

Também na quinta-feira, os competidores terão a chance de fazer um shakedown – um aquecimento em trecho fechado. Todos os veículos contam com um sistema (o Stella) que alerta para a chegada de um competidor mais rápido, que tem preferência de passagem.

Ignorar os sinais sonoros e dificultar a manobra é motivo de punição com tempo acrescido e pode levar até mesmo à exclusão da prova. Também está agendado um desfile pelo centro de Araxá para saudar a população e agradecer a acolhida. 

Informações podem ser obtidas no site  www.rallymakers.com.br