Sob a luz do fim de tarde na capital mineira, aos pés da Serra do Curral, Ryan Furia Jr. se sagrou bicampeão nacional do Red Bull Dance Your Style, uma das principais competições de dança urbana do mundo. Representando o hip hop, o dançarino venceu Jess Nascimentto, que também havia sido finalista na edição anterior do evento.
Após batalhas eletrizantes e músicas, por vezes, inusitadas, Ryan recebeu o apoio da maioria do público no anfiteatro do parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de BH. Agora, ele vai representar o hip hop - com tempero brasileiro - na final mundial em Los Angeles, em 11 de outubro.
Mesmo levando o título pela segunda vez consecutiva, a emoção bateu forte após a batalha final. "Não tem como se acostumar, ser campeão é maravilhoso. Na hora da dança tento manter uma postura, mas saindo do personagem e conquistando o que eu mais quis, eu desabei. Não tem como", se emocionou, lembrando também da influência do pai, que também é treinador.
Ryan Furia Jr. é campeão do Red Bull Dance Your Style | Foto: DÉBORA ELISA / O TEMPO
Muitos mineiros compareceram ao parque para aproveitar o evento, que é gratuito. Ao final, o público invadiu o palco e criou uma própria rodinha de improvisos, demonstrando a força da cultura de rua e das danças urbanas.
"(Isso aqui) representa resistência. Representa muita coisa, todos os meus colegas e tudo que a gente proporciona por meio dessa dança. É muita visibilidade para essa cultura tão marginalizada, é importante para as pessoas verem que isso também é uma arte", completou o campeão.
Ryan Furia Jr., representando o hip hop, foi o grande vencedor da final nacional do Red Bull Dance Your Style. Sob a luz do fim de tarde da capital mineira, o dançarino levantou o público e o troféu, e agora vai representar o Brasil na final Mundial em Los Angeles, no dia 11 de… pic.twitter.com/0mgNz9QuQc
— O Tempo (@otempo) July 12, 2025
Jess Nascimentto e identidade na dança
Apesar do vice-campeonato pela segunda vez consecutiva, a paulista Jess Nascimento manteve o sorriso no rosto. Para ela, muito mais do que vencer, a dança do Waacking — estilo de dança criado nos clubes LGBT de Los Angeles nos anos 70 — é a forma que ela leva sua identidade e ancestralidade pelo Brasil e pelo mundo.
Com histórico de competições na ginástica artística, a dança veio mais tarde, por meio de um projeto social, e nunca mais saiu de sua vida.
"É uma coisa muito minha desde sempre. Eu desenho meus próprios looks, antes desenhava da ginástica e depois de figurino. Como visão de artista, eu mostro minha personalidade e minha dança para a cena. E com o Waacking, sempre vamos trazer propostas, a dança também é uma forma de comunicação", comentou Jess Nascimentto, que estava acompanhada da mãe, que relembrou a importância do apoio familiar para os filhos alçarem voos cada vez maiores.
Do ABC paulista aos quatro cantos do Brasil, Jess Nascimentto foi mais uma vez vice-campeã do Red Bull Dance Your Style, em Belo Horizonte. Representando o Waacking, a dançarina de 27 anos leva sua identidade e ancestralidade ao mundo por meio da arte e da dança pic.twitter.com/SPTIkL8kLm
— O Tempo (@otempo) July 12, 2025