Com a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, fecha-se um ciclo na seleção, potencializado pela saída do técnico Tite. Agora, começam as especulações sobre quem será o novo comandante, e a expectativa fica por um nome estrangeiro, diferentemente de épocas anteriores. O mais falado, atualmente, é o italiano Carlo Ancelotti.

Aos 63 anos, o profissional é o atual treinador do Real Madrid, um dos melhores times do mundo. Ele é cotado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade que deseja um homem de renome no cargo – inclusive, foi falado por Ronaldo Fenômeno, que citou algumas mudanças necessárias para a equipe nacional obter mais sucesso.

Carreira

Volante, Ancelotti iniciou a sua jornada como jogador no Parma, em 1976. Em 1979, foi vendido para a Roma, onde venceu um Campeonato Italiano e quatro Copas da Itália. Depois, entre 1987 e 1992, fez parte do Milan, onde conquistou a Liga dos Campeões da Europa duas vezes. Pela seleção nacional, disputou 26 jogos, incluindo as Copas do Mundo de 1986 e 1990.

Como treinador, iniciou a sua carreira em 1995, no Reggiana. Depois, teve passagens por Parma e Juventus, e, somente nos anos 2000, começou a ter sucesso.

Em 2001, assumiu o comando do Milan, onde teve estabilidade até 2009, treinando estrelas como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Cafu, Maldini, Pirlo, Seedorf e Inzaghi. Em San Siro, levantou o troféu da Champions League duas vezes, da Supercopa da Uefa outras duas vezes, e do Campeonato Italiano em uma oportunidade.

Nos anos seguintes, passou por Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid, onde está em sua segunda passagem. Na primeira ida ao clube espanhol, entre 2013 e 2015, venceu uma Champions e uma Copa do Rei.

Voltou em 2021, após a saída de Zinedine Zidane. Lá, onde trabalha com atletas brasileiros como Vinicius Júnior e Rodrygo, além do melhor do mundo, Benzema, já conquistou a Supercopa da Espanha e o Campeonato Espanhol nesta temporada.

Carlo Ancelotti tem contrato com o time merengue até junho de 2024 e ganha aproximadamente R$ 5 milhões mensais.