Retomada

Ainda longe dos gramados, Sete de Setembro faz amistosos no futsal

Clube tradicional de Belo Horizonte e antigo dono do Independência, Sete tenta retomar a licença para voltar ao futebol de campo

Por Frederico Jota
Publicado em 28 de março de 2024 | 13:15
 
 
Sete de Setembro disputou amistosos com o Athletic, de São João del Rei Foto: Reinaldo Cruz/ Sete de Setembro

O Sete de Setembro, tradicional clube fundado em 1913, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, e que não disputa competições oficiais nos gramados desde 1997, está retomando as atividades por meio do futsal. Filiado à Federação Mineira de Futsal, o clube se prepara para as disputas do Campeonato Metropolitano em várias categorias.

A convite do Athletic, o Sete foi a São João del Rei no último final de semana para fazer dois amistosos preparatórios. Na categoria adulto, o time da casa fez 6 a 1, enquanto o duelo pelo Sub-20 terminou também com vitória do Athletic, esse por 6 a 5.

O Sete de Setembro vai disputar, em 2024, o Campeonato Metropolitano, que é classificatório para a torneio estadual. O Tigre vai jogar nas categorias Sub-11, Sub-13 e adulto masculino.

Nos gramados, o Sete foi proprietário do Estádio Independência, cujo nome oficial é Raimundo Sampaio, ex-jogador e presidente do Sete de Setembro. No momento, o clube tenta retomar a licença profissional para estar de volta aos gramados.

Segundo o clube, o Sete optou por intensificar sua participação nas quadras, seguindo uma tendência adotada também por agremiações tradicionais de futebol que ficaram sem calendário nacional, como o Joinville e o Paraná. A história do Sete de Setembro no futsal não é uma novidade. A federação estadual do esporte foi criada em 1954 e, três anos depois, o clube do bairro Floresta disputou o primeiro torneio organizando pela entidade.