Rivalidade

Atlético x Cruzeiro: visita do Galo Doido em creche gera polêmica; entenda

Nas redes sociais, torcedores se posicionaram contra a presença do mascote alvinegro

Por O Tempo Sports
Publicado em 30 de junho de 2023 | 12:16
 
 
Mascote do Atlético faz sucesso com a torcida Pedro Souza / CAM

Torcedores do Cruzeiro polemizaram em cima da visita do Galo Doido, mascote do Atlético, a uma creche de Belo Horizonte. A ação, proporcionada pelo Instituto Galo, é realizada desde fevereiro, mas um bilhete que conta sobre a visita aos responsáveis pela criança criou a repercussão nesta semana.  

O bilhete, assinado pela equipe pedagógica da Creche Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Belo Horizonte, anuncia a visita do Galo Doido e afirma que todas as crianças presentes irão participar do evento com o mascote alvinegro. 

“Todas as crianças receberão uma blusa e um copo do time Galo, portanto, peço aos pais que são do time adversário, que entendam que é uma atividade que envolve todas as crianças da creche. Caso alguma família não queira que sua criança participe desse momento, infelizmente, não deverá mandar a criança amanhã para a creche, pois não tem como a gente separar a criança umas das outras”, explica o bilhete. 

Nas redes sociais, alguns torcedores do Cruzeiro reclamaram da ação feita pelo clube rival. A Fanáti-Cruz, torcida organizada do time celeste, publicou uma nota de repúdio sobre o assunto, criticando a recomendação da creche de não mandar os alunos que não queiram participar da ação com o Galo Doido. Os torcedores também pediram uma presença maior do Cruzeiro em ações fora de campo. 

“Exigimos um posicionamento do Cruzeiro Esporte Clube que, a cada dia que passa, está quebrando o elo entre clube e torcida. Por onde se encontram os nossos mascotes? Além disso, pedimos que respeitem o maior patrimônio do nosso clubes: a torcida”, escreveu a organizada em parte da nota. 

Por que o Galo Doido visita creches? 

A campanha “Galo nas creches” foi criada pelo Instituto Galo em fevereiro de 2023 e promete visitar os locais da Prefeitura de Belo Horizonte ao longo do ano. A ideia da associação é promover um momento de recreação às crianças da capital mineira. 

Uma das contrapartidas exigidas pela PBH para a construção da Arena MRV foi a criação de uma associação civil, sem fins lucrativos, focado na promoção de saúde, lazer, educação e bem estar social. Por isso, o Atlético lançou, em junho de 2021, o Instituto Galo, que realiza ações em toda BH, até em outras cidades de Minas Gerais. 

De acordo com o clube, mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas com ações solidárias promovidas pelo Instituto Galo. São realizadas também campanhas de conscientização sobre temas importantes e o mascote do clube também visita outros espaços como hospitais.