Guia

Copa América 2021: tudo que você precisa saber sobre o torneio da 'discórdia'

Competição começa neste domingo, a partir das 18h, em Brasília, com casos de Covid sendo confirmados, reclamações e seleções sul-americanas em baixa

Por Josias Pereira
Publicado em 13 de junho de 2021 | 06:00
 
 
Ex-parceiros de Barcelona, Messi, Neymar e Suárez são os principais nomes da Copa América no Brasil Reprodução / Conmebol / R7

A disputa da Copa América no Brasil provocou debates, questionamentos, críticas, debandada de patrocinadores, brigas políticas, bastidores quentes na seleção brasileira, com os jogadores contrários ao evento e Tite já chamando a organização de 'atabalhoada', atacando a Conmebol diretamente, mas não tem jeito. Está lá no calendário. No Brasil, o torneio será transmitido pelo SBT e também pelos canais Disney. 

Em meio ao caos brasileiro, ao futebol nacional que também não vai parar - e que Tite não tem solução em meio às crítcas dos torcedores de clubes - e ainda em um intervalo de Eliminatórias, que voltarão em setembro, a Copa América volta a acontecer pela quarta vez em um espaço de seis anos. Haja fôlego e paciência para ver poucas alterações em seleções que andam em baixa, envelhecidas e apresentando um nivel técnico inferior aos rivais europeus. 

A competição sul-americana chega como a premissa de tentar se ajustar ao calendário europeu, que neste exato momento realiza a Euro. Porém, as sucessivas realizações da disputa desmantelam a importância do torneio, visto pela seleção brasileira com a necessidade de conquista, mas também uma chance de fazer testes para a Copa do Mundo do Catar. A seleção vem passeando nas Eliminatórias, com 100% de aproveitamento. Preparamos para vocês um guia com informações básicas sobre a Copa América 2021, veja o infográfico abaixo: