Possibilidade

Copa Sul-Minas: veja como ficariam os estaduais com o retorno da competição

Os participantes da Sul-Minas não disputariam as fases iniciais dos seus respectivos torneios domésticos e já entrariam no mata-mata

Por Por agências
Publicado em 23 de agosto de 2022 | 11:48
 
 
O Campeonato Mineiro de 2021 começou no dia 27 de fevereiro FMF/Divulgação

O encaixe de mais uma competição no calendário demanda ajustes nas fórmulas dos quatro estaduais em questão. Nesse cenário, os participantes da Sul-Minas não disputariam as fases iniciais dos seus respectivos torneios domésticos e já entrariam no mata-mata.

O regional aconteceria em paralelo à primeira fase dos estaduais. A inspiração para esse modelo vem do fim da década de 1990, período mais recente em que os regionais tiveram relevância no calendário nacional.

Pelo planejamento da CBF para 2023, os estaduais serão disputados mais uma vez em até 16 datas. Como a Sul-Minas ocuparia 11 delas, restariam cinco datas para participação dos clubes envolvidos no estadual.

Sendo assim, a proposta é que cinco times venham da primeira fase de cada estado e se unam aos três que disputarem o regional nas quartas de final, com jogos de ida e volta -chance de grandes visitarem pequenos e gerarem receita de bilheteria. Depois, viram as semifinais também em dois jogos. A final única determinaria o campeão estadual.

A redução do período de participação dos grandes é um dos obstáculos para o convencimento das federações. Por outro lado, quem defende a Sul-Minas acha que o cenário pode ser mais rentável se a aposta for pelo regional em detrimento de um torneio que nos últimos anos se enfraqueceu financeiramente. (Igor Siqueira/Estadão Conteúdo)