Adversário

De uma Pantera à outra: conheça zagueiro mineiro que enfrenta o América hoje

Nascido em Governador Valadares, Matheus Costa passou parte da carreira em Portugal e retornou ao Brasil este ano. “Feliz de pegar um time mineiro, conta.

Por Pedro Abílio
Publicado em 19 de abril de 2024 | 14:52
 
 
Matheus Costa celebra vitória pelo Botafogo-SP Foto: João Victor Cristovão / Agência Botafogo

Adversário do América na noite desta sexta-feira (19/04) na primeira rodada da Série B, o Botafogo-SP deve ter no time titular o zagueiro Matheus Costa, de 29 anos. Nascido em Governador Valadares, na região mineira do Vale do Rio Doce, o jogador terá a primeira oportunidade de enfrentar, profissionalmente, uma equipe da elite do futebol estadual, de onde traz suas primeiras recordações na carreira.

Aos 18 anos, no Democrata-GV, Matheus participou do acesso da equipe do Módulo II para o Módulo I do Campeonato Mineiro e suas atuações chamaram a atenção de um empresário da cidade, que o ajudou a cruzar o Oceano Atlântico para se aventurar na Europa. Em Portugal, mais especificamente.

“Lá eu fui para o Sporting B, só que fiz um período de testes e não deu certo. Depois, fui para um time da terceira divisão portuguesa, o Real Sport Clube”, conta Matheus na conversa com O Tempo Sports.

No Real, da freguesia de Massamá, outro acesso. Estava no elenco que ajudou o time a alcançar o feito de disputar a segunda divisão de Portugal pela primeira vez em sua história. Com destaque, Costa vestiu camisas mais conhecidas como as de Leixões, Vizela (onde conquistou outro acesso) e, finalmente, o Marítimo.

“Joguei dois anos na primeira divisão (pelo Marítimo) e no primeiro ano fui um dos melhores zagueiros do campeonato ao lado do Pepe (Porto) e Otamedi (ex-Atlético, do Benfica)”. 

Voltou ao Brasil após quase 10 anos de Europa para jogar no Botafogo-SP. Em fevereiro, disse ao site oficial do clube que queria voltar ao país onde nasceu. Para isso, contou com a indicação do técnico português Paulo Gomes, que comanda o Pantera de Ribeirão Preto. Até aqui fez seis jogos, quatro pelo Paulistão e dois pela Copa do Brasil, já tendo anotado um gol.

No entanto, lembrando das raízes mineiras, Matheus conta que, quando começou a carreira na Pantera de Valadares, o desejo era atuar na elite estadual. 

“Minha relação com o futebol mineiro é desde cedo. Sou mineiro, acompanho de perto os três grandes de Minas e sempre o sonho era jogar em um deles. Por isso tenho um carinho maior pelo futebol mineiro”.

O Botafogo-SP de Matheus Costa em 2024

O Fogão chega a Série B após a 12ª posição na classificação geral do Paulistão. Com 12 pontos em 15 jogos (três vitórias, três empates e seis derrotas), o time garantiu sua permanência na elite. Está na terceira fase da Copa do Brasil após passar por Nova Venécia-ES e Anápolis-GO. Enfrentará o Palmeiras. Disputará ainda a Copa Paulista, competição em que caiu no grupo do maior rival, o Comercial.

“Nossa expectativa é fazer uma grande Série B. O time contratou e investiu bem. Estamos preparados para essa Série B. O objetivo do clube é jogo a jogo. Sabemos que é um campeonato muito difícil mas estamos preparados, sim”, conta Matheus Costa, que mostra certa ansiedade não apenas pela segunda divisão, como também por encarar o Coelho.

“É uma grande oportunidade enfrentar o América na primeira rodada. É uma grande equipe e sei que será um jogo muito difícil. Estou muito, muito feliz de pegar um time mineiro na primeira rodada, por conta de ser mineiro também. Agora é desfrutar do jogo, dar o meu máximo e, se Deus quiser, sair com a vitória”, diz Matheus Costa.

A FM O Tempo 91,7 FM transmite Botafogo-SP e América a partir das 18h30, também com transmissão no canal de YouTube de O Tempo Sports.