Campeonato Mineiro

Mineiro 2023: Novo regulamento gera dúvidas sobre o chaveamento das semifinais

Cruzamento definido pela FMF da próxima fase do Mineiro é dúbio

Por Igor Veiga
Publicado em 27 de fevereiro de 2023 | 22:22
 
 
A taça do Campeonato Mineiro de Futebol Cristiane Mattos/FMF

A uma rodada do fim da fase de grupos do Campeonato Mineiro 2023, o texto dúbio sobre o chaveamento da disputa das semifinais do Estadual promete causar polêmica.

Conforme previsto pela Federação Mineira de Futebol (FMF), pelo novo formato de disputa, os líderes de cada um dos três grupos do Mineiro (Grupo A, B e C), além do segundo colocado geral entre as chaves, avançariam para as semifinais.

No entanto, os confrontos entre as 4 equipes classificadas para a próxima fase do Mineiro é o que gera a confusão. No artigo 10 do item 2.2 do regulamento, a FMF define que o cruzamento das semifinais será entre o time com 4ª melhor campanha x 1ª melhor campanha, e da equipe com a 2ª melhor campanha x 3ª melhor campanha, contrapondo o próprio regulamento.

O que não fica claro é sobre quais os critérios definirão os duelos. Os três líderes de cada grupo e o segundo melhor geral se classificam independentemente de qualquer coisa. Hoje seriam Atlético, América, Tombense e Atlhetic.

A dúvida causada pelo confuso texto do regulamento do Mineiro é: como fica a divisão dos confrontos? Será o primeiro colocado geral x o quarto colocado geral entre os semifinalistas? 

Neste caso, os duelos hoje seriam: Atlético x Tombense e América x Athletic. Ou seria o primeiro geral x o melhor segundo? Neste caso, o duelo mudaria para Galo x Athletic.

A reportagem de O Tempo Sports entrou em contato com a assessoria de imprensa da FMF na noite desta segunda-feira (27) a fim de esclarecer a interpretação dúbia sobre o chaveamento da próxima fase do Estadual, no entanto, até a publicação desta matéria não obteve retorno.