Disputa

Mineiros em campo na Taça BH

Competição de base, que tem Galo e Raposa como os maiores vencedores, começa nesta terça (17) com 40 times

Por Antônio Anderson
Publicado em 17 de julho de 2018 | 03:00
 
 
O São Paulo, que ficou com o título nas duas últimas temporadas, já levantou o caneco quatro vezes Cristiane Mattos/FMF - 27.7.2017

Considerada a principal competição sub-17 do futebol brasileiro, a bola começa a rolar nesta terça-feira (17) na Taça BH. Nesta temporada, o número de clubes aumentou de 32 para 40 participantes, que serão divididos em dez grupos de quatro times cada. Os primeiros colocados de cada grupo mais os seis melhores segundos colocados garantem vaga para a fase mata-mata da competição.

Disputada pela primeira vez em 1985, a Taça BH tem como maiores vencedores o Atlético e o Cruzeiro, que conquistaram o título cinco vezes cada. O São Paulo, atual bicampeão, vem em seguida com quatro taças. O América, último time mineiro a levantar o caneco, em 2014, foi campeão em duas oportunidades.

Nesta edição da competição, o futebol mineiro vai ser representado por Atlético, América, Cruzeiro, Guarani de Divinópolis, Villa Nova, América-TO, Dínamo, Uberaba, Betinense, Uberlândia e AMDH. Campeão pela última vez em 2011, a equipe celeste será comandada pelo técnico Fred Pacheco e tem como destaque o atacante Vinícius Popó. A Raposa está no grupo E e terá como adversários Atlético-GO, Criciúma e Porto Vitória-ES.

O América, do técnico Cauan Felipe, está no grupo F e terá como adversários Goiás, Legião-DF e Santos. Para tentar o tricampeonato, o Coelho conta com os gols do meia-atacante Arthur e do atacante Goldeson. “Esperamos fazer uma boa competição. Estamos em um grupo forte, porém temos plenas capacidades de avançar por aquilo que temos apresentado”, destacou o técnico do Coelho.

Já o Atlético, campeão pela última vez em 2011, integra o grupo G e vai enfrentar Dínamo, Juventude e Seduc-MS. A equipe alvinegra será comandada pelo técnico Leandro Zago e tem como destaques para a competição o volante Neto, o goleiro Cristian e os atacantes Rodrigo e Luiz Felipe. “Tivemos perdas importantes, mas o grupo está bem mobilizado para fazer um grande torneio e lutar pelo título”, afirmou o técnico Zago, ao site do alvinegro.

Sedes. A Taça BH será disputada em sete sedes nesta edição. As partidas têm jogos marcados para Belo Horizonte, Sete Lagoas, Confins, Betim, Nova Lima, Nova Serrana, Uberaba e Ibirité. Na capital mineira, os jogos acontecem na Cidade do Galo e também na Toca da Raposa I.

Tabela

Atlético x Seduc-MS

9h

Cidade do Galo

Grupo G

Cruzeiro x Porto Vitória-ES

11h

Toca da Raposa I

Grupo E

América x Legião-DF

13h

Arena da Bola, Confins

Grupo F

Villa Nova x Botafogo

17h

Castor Cifuentes

Grupo H