Craque mundial

Ronaldinho e Mineirão: nove jogos, três títulos e o nome na Calçada da Fama

R10 estará no Gigante nesta terça para imortalizar suas pegadas; ele já atuou no estádio pelo Galo, seleção, Grêmio e em um amistoso beneficente

Por Thiago Nogueira
Publicado em 20 de maio de 2019 | 17:16
 
 
Ronaldinho já jogou no Mineirão com as camisas da seleção brasileira e do Atlético Arquivo/O Tempo

Eleito duas vezes o melhor jogador do mundo (2004 e 2005), Ronaldinho Gaúcho colocará, nesta terça-feira (21), seus pés na Calçada da Fama no Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão. Aposentando oficialmente desde 2018, o Bruno vai entrar para uma honrosa lista que já tem 22 craques cujas pegadas foram imortalizadas no maior palco do futebol mineiro.

Revelado pelo Grêmio, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002 e maestro do Atlético que conquistou a Copa Libertadores de 2013, Ronaldinho não fez assim tantos jogos no Gigante da Pampulha. Foram nove, incluindo a partida amistosa beneficente no fim de 2017.

Pelo Galo, ele esteve em campo seis jogos, sendo que, em três deles, R10 saiu do estádio carregando uma taça. Além da Libertadores, faturou o Campeonato Mineiro de 2013 e a Recopa de 2014 no local. O meia marcou apenas dois gols no palco, contra o Villa Nova, na vitória atleticana por 2 a 1, e na decisão do Estadual contra o Cruzeiro, uma derrota por 2 a 1, mas que garantiu o título.

Pela seleção brasileira, o meio-campista esteve em campo no empate em 2 a 2 de 2013, contra o Chile, partida amistosa preparatória para a Copa das Confederações daquele ano. Com a camisa do tricolor gaúcho, Ronaldinho teve a oportunidade de fazer apenas uma partida no Gigante. Foi em 2000, pela Copa João Havelange, quando Atlético e Grêmio empataram em 2 a 2. Mo ano seguinte, ele começaria sua carreira internacional pelo PSG, da França.

 

Nesta terça-feira, no Mineirão, será aberta a exposição “Fragmentos de um Gaúcho”, com doze telas que retratam a vida do ex-jogador, produzidas pelo artista Camaleão.

Lista de craques na Calçada da Fama do Mineirão:

Alex
Amaury
Buglê
Dadá Maravilha
Dirceu Lopes
Djalma Santos
Eder
Euller
Evaldo
Jair Bala
Juca Show
Luisinho
Marques
Nelinho
Palhinha
Pelé
Piazza
Procópio
Reinaldo
Ronaldo
Sorin
Tostão