Interior

Valério consegue verba da Prefeitura de Itabira para jogar Módulo 2 do Mineiro

Após aprovação do repasse pela Câmara da cidade, presidente do clube diz que retomará negociações por jogadores para o torneio

Por Pedro Abílio
Publicado em 24 de abril de 2024 | 20:47
 
 
Presidente do Valério, João Mário de Brito (ao centro) celebra com apoiadores do clube a aprovação de repasse Foto: Reprodução/Redes Sociais

Tradicional camisa do interior mineiro, o Valério, de Itabira, obteve vitória nos bastidores antes mesmo do início da disputa do Campeonato Mineiro do Módulo 2, que começa no primeiro fim de semana de maio. A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (24/04) um repasse de R$ 1,3 milhão do poder público ao clube da cidade. A aprovação, no entanto, custou uma longa negociação que gerou apreensão à diretoria nos últimos dias.

O vereador Heraldo Noronha (Republicanos), que preside a casa, prometeu só incluir o projeto de repasse ao VEC na pauta de votações se o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) aprovasse investimentos da Prefeitura em outras sete entidades das áreas de saúde e segurança do município. Nas duas últimas semanas, portanto, o processo não andou. Tudo isso apenas foi articulado entre base governista e liderança da Câmara no início desta semana. Os parlamentares aprovaram de forma unânime o PL 25/2024 em reunião extraordinária no fim da tarde desta quarta.

Segundo a diretoria do Dragão de Itabira, o dinheiro complementará o orçamento para a disputa do Módulo 2 do Campeonato Mineiro, competição que o clube voltará a disputar após 14 anos. O orçamento previsto pela direção para viabilizar a participação no torneio está agora em R$ 2,6 milhões. Dinheiro que veio, além do recurso público, de patrocínios e acordo de naming rights de seu Estádio.

"Graças a Deus a situação do aporte de recursos foi resolvida de forma pacífica, com os vereadores entendendo a situação do Valério. Embora tenha atrasado o recurso, a negociação foi positiva, já que outras instituições importantes da cidade também serão contempladas", disse João Mário de Brito, presidente do Valeriodoce.

Agora com investimento público, o presidente conta que as negociações de jogadores para a disputa do campeonato serão retomadas. O time de itabirano estará no grupo A, com Democrata de Sete Lagoas, Betim, Nacional de Muriaé, Tupi e Aymorés, de Ubá. A estreia do Valério será no sábado (04/05), às 15h, contra o Jacaré setelagoano.

Do outro lado, no Grupo B do Módulo 2, estarão North, de Montes Claros, Caldense, Mamoré e URT, de Patos de Minas, Boa Esporte e Varginha Esporte Clube. Os três melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, que terá duas chaves de três times. Nesta etapa, as equipes se enfrentarão, dentro de sua chave, em duelos de ida e volta, e os dois melhores classificados da cada grupo se classificam para a final do torneio e garantem vaga na elite do futebol mineiro em 2025.