Série A

Sport e Flamengo ficam no empate em 1 a 1 no duelo para cumprir tabela

Com o empate, o Leão foi a 34 pontos e segue em 19º lugar, sem chances de fugir do rebaixamento, enquanto o Rubro-Negro, com o vice assegurado, tem 71

Por Folhapress
Publicado em 03 de dezembro de 2021 | 22:27
 
 

Sport e Flamengo se enfrentaram nesta sexta-feira (3), na Arena Pernambuco, já sem pretensões no Campeonato Brasileiro. E no duelo para "cumprir tabela", as equipes ficaram no empate em 1 a 1, com gol de Michael e Gustavo Oliveira.

Com o empate, o Leão foi a 34 pontos, mas permanece na penúltima colocação e sem chances de fugir do rebaixamento. Já o Flamengo, que entrou em campo com a segunda colocação assegurada, agora, tem 71 pontos - o Atlético-MG, que venceu o Bahia ontem (2), tem 81 e se sagrou campeão de forma antecipada.

O Sport volta a campo na segunda-feira, contra a Chapecoense, na Arena Condá. No mesmo dia, o Flamengo recebe o Santos, no Maracanã.

Michael, após duas boas chances desperdiçadas, abriu o placar quase no fim do primeiro tempo, após cruzamento de Pedro. Gustavo deixou tudo igual nos primeiros minutos do segundo tempo, aproveitando bobeira de Matheuzinho.

O atacante Pedro foi titular pela primeira vez desde quando se recuperou de uma cirurgia no joelho direito. Ele foi utilizado nas últimas partidas, inclusive na final da Libertadores, contra o Palmeiras, mas saindo do banco.

O jogador deve ganhar mais minutos nesta reta final de Brasileiro e se prepara para voltar à disputa por vaga na equipe na próxima temporada. Ele, inclusive, em jogada individual, conseguiu dar assistência para Michael abrir o placar. Na comemoração, ele fez cara de poucos amigos, enquanto o restante do grupo celebrava com o camisa 19.

O JOGO DO SPORT
O Sport pareceu ter alterado um pouco o esquema 4-1-4-1 que vinha sendo utilizado mais recentemente pelo técnico Gustavo Florentín. Tendo Mikael como referência, a equipe tentava transações rápidas, mas esbarra nos próprios erros, tanto nos espaços entre os setores quanto nos erros de passe. Ainda assim, achou espaço e deu certo trabalho à zaga rubro-negra.

O JOGO DO FLAMENGO
Com muitos desfalques e uma equipe bastante modificada, o Flamengo manteve a equipe de zaga titular, com Rodrigo Caio e David Luiz, e Bruno Henrique. Maurício Souza, interino, manteve a estrutura que já é de costume, mas com o setor ofensivo com bastante movimentação, com Bruno Henrique, Vitinho e Michael revezando a posição atrás da linha de três atacantes. O lado esquerdo, porém, foi bem mais explorado na busca pelo gol.

CRONOLOGIA
O jogo começou movimentado e leve, uma vez que os times apenas cumpriam tabela. Ainda nos primeiros minutos, oportunidades foram criadas para ambos os lados e quase com golaços. Primeiramente, Michael perdeu uma grande chance, com o gol vazio, após cruzamento de Vitinho.

A resposta do Sport veio com Hernanes, que finalizou de voleio e obrigou Hugo a fazer uma bela defesa. Pedro, do Fla, tentou por cobertura, mas Maílson voltou a tempo.

Depois do começo eletrizante, porém, o confronto diminuiu um pouco o ritmo, com as transições mais lentas. Quando a etapa inicial caminhava para o fim, Pedro fez boa jogada individual e cruzou. A bola atravessou a área e, nas costas da defesa, Michael apareceu para balançar a rede.

Pedro ainda teve chance de fazer o segundo, mas Maílson salvou quase em cima da linha.

O Flamengo voltou mais desatento para o segundo tempo. Logo no início, o zagueiro David Luiz deu uma furada que por pouco não gerou lance mais perigoso. Depois, Matheuzinho recuou errado e Gustavo Oliveira deixou tudo igual

Pouco após o empate do Sport, o time da Gávea foi ao ataque e Michael caiu na área em lance com Hernanes. Vuaden apontou pênalti, mas, após análise no VAR, mudou a decisão.

O jogo voltou a ficar mais "aberto", com os times achando espaços, mas com menos organização e criando menos também. Porém, em uma das investidas do Sport, Hugo fez grande defesa após cruzamento da direita e cabeçada de Mikael à queima-roupa.

Na reta final do duelo, o zagueiro David Luiz salvou o Flamengo em lance em que o goleiro Hugo já estava "vendido". Sander foi à linha de fundo e cruzou para trás. Zé Welison recebeu na área e, com o gol vazio, bateu de primeira, mas o camisa 23 afastou.

No fim, os dois times ainda implementaram uma correria na busca da vitória, mas sem sucesso. Pedro ainda teve chance no último minuto, mas mandou para fora.