O Brasil lutou para conseguir a vitória sobre a Turquia pela Liga das Nações, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A seleção brasileira começou jogando mal, mas se encontrou no segundo set e correu atrás da virada por 3 a 1 (19/25; 25/23; 25/23; 25/23) em jogo apertado. Essa foi a quarta vitória brasileira na VNL.

Desorganizado no início da partida, o Brasil sofreu para virar bolas, não entregou os passes na mão da levantadora e desperdiçou muitos ataques. Para voltar para o jogo, o técnico José Roberto Guimarães fez mudanças no elenco, colocando em quadra a oposta Kisy, no lugar de Ana Cristina, e a ponteira Júlia Bergmann no lugar de Pri Daroit, visando dar mais potência no ataque. A estratégia funcionou.

Gabi, após início lento, fez valer a experiência e terminou o jogo como a principal pontuadora do Brasil, com 20 pontos. A jovem Kisy, oposta do Gerdau Minas de somente 22 anos, saiu do banco para ser uma das protagonistas na partida. A atleta marcou 18 tentos, sendo 13 de ataque e cinco de bloqueio.

A seleção brasileira volta a jogar já na quinta-feira (16), enfrentando a Holanda às 21h.

O Jogo

Em começo desorganizado, o Brasil sofreu na virada de bola, parando no bom volume defensivo da seleção turca. Sem forçar o saque e com muita dificuldade no ataque, o Brasil viu a Turquia abrir seis pontos de vantagem logo no início da partida, e, depois, precisou lutar para correr atrás do placar. Em primero set muito abaixo do esperado, o único destaque positivo foi o bloqueio brasileiro, com Carol, que incomodou o ataque turco.

Com a principal jogadora - Gabi - muito bem marcada, as seleção brasileira continuou batendo cabeça no ataque, e demorou a entrar num bom ritmo de jogo. Foi somente na metade da parcial que o time brasileiro se encontrou, após a entrada de Kisy na saída de rede e de Júlia Bergmann na entrada. Com as trocas, o técnico Zé Roberto Guimarães colocou mais potência no ataque brasileiro, que correspondeu à altura, correu atrás e virou o set para empatar o jogo.

Muito diferente do Brasil do primeiro set, o time voltou bem, com maior volume de jogo defensivo e explorando melhor o bloqueio. O saque também apareceu bem, com a central Diana se destacando no fundamento.

Com muita personalidade, o Brasil voltou a imprimir o seu estilo de jogo em partida que seguiu acirrada até o fim. Na segunda oportunidade de fechar o jogo, uma bola de meio rápida com Macris e Carol deu o vigésimo quinto ponto à seleção brasileira, que confirmou a quarta vitória na Liga das Nações.