A ponteira Ana Cristina, da seleção brasileira de vôlei feminino, foi submetida a uma cirurgia no joelho esquerdo em Belo Horizonte, na noite de quarta-feira, 16 de julho. Segundo a Confederação brasileira de vôlei (CBV), o procedimento foi realizado com sucesso pela equipe coordenada pelos médicos Rodrigo Vaz e Sérgio Campolina, que também atua no time de futebol do Cruzeiro, no Hospital Mater Dei.

Na cirurgia foi confirmada a lesão no menisco medial e a equipe médica optou pela sutura. A contusão de Ana Cristina aconteceu ainda no segundo set da vitória sobre a França, por 3 sets a 2, no dia 10 de julho no Japão. Na ocasião, a jogadora deixou a quadra carregada, causando enorme preocupação na delegação brasileira e nos torcedores.

Ainda conforme a CBV, após reavaliação médica, Ana Cristina fará o tratamento fisioterápico. A previsão é de que ela retorne às quadras em período de três a quatro meses e deve desfalcar o Brasil durante o Mundial de Vôlei, que será disputado entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro, na Tailândia.

Ana Cristina já sofreu lesão semelhante

Ana Cristina já passou por situação parecida, em 2023. Na ocasião, a ponteira verde-amarela sofreu uma lesão semelhante no menisco, mas no joelho direito, durante um treino da seleção antes de uma etapa da Liga das Nações, e também precisou passar por cirurgia e ficou afastada das quadras por quatro meses. 

Brasil na Liga das Nações 2025

A seleção brasileira de vôlei feminino terá um desafio importante na próxima etapa da Liga das Nações, no dia 23 de julho. Nas quartas de final, as comandadas de José Roberto Guimarães enfrentarão a Alemanha. As alemãs garantiram vaga após somarem sete vitórias em 12 jogos e terminaram a fase de classificação na sétima colocação. Já o Brasil fechou essa primeira fase na vice-liderança, com 11 vitórias e 31 pontos somados.