O novo Circuito Mundial (Beach Pro Tour) de vôlei de praia conhecerá seus grandes campeões no final de semana. Em Doha, no Catar, as 20 melhores duplas da modalidade - 10 na competição masculina e 10 na feminina - entram na disputa do Finals, com quatro duplas do Brasil em busca do ouro.

Duda e Ana Patrícia

No torneio feminino, Duda e Ana Patrícia são as cabeças de chave, já que são a dupla número 1 do mundo no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Na temporada do Circuito, elas conquistaram seis medalhas, incluindo dois ouros, em Gstaad (Suíça) e em Uberlândia.

No Campeonato Mundial, o principal torneio do calendário, também triunfaram e foram coroadas campeãs. Essa foi apenas a primeira temporada da parceria no vôlei profissional após fazerem sucesso na base. Em janeiro de 2022, foram contratadas pelo Praia Clube, no Triângulo Mineiro, e a parceria foi a mais vitoriosa do Brasil no período.

"Estamos muito ansiosas para este início de temporada novamente, mas muito felizes, porque o que tínhamos que fazer de trabalho já fizemos. Agora é a melhor hora: entrar dentro da quadra e dar nosso melhor possível para, se Deus quiser, trazermos este resultado positivo para o Brasil", falou Ana Patrícia.

O primeiro jogo da dupla é já na quinta (26), às 13h, contra as estadunidenses Nuss e Kloth.

Carol Solberg e Bárbara

A segunda dupla melhor ranqueada também é brasileira. Carol Solberg e Bárbara jogam juntas desde 2021, mas foi na última temporada que entraram em um ritmo forte e vitorioso.

Foram duas medalhas de ouro na categoria Challenge (Tlaxcala, no México e Doha, no Catar) e duas pratas e um bronze no Elite16, etapa do Circuito Mundial que reúne as duplas melhor ranqueadas.

Entrando em um bom ritmo na reta final da temporada, Bárbara e Carol chegaram à semifinal nos últimos quatro eventos do Circuito Mundial e, agora, vão em busca do ouro no Finals.

A estreia é, também, na quinta (26), contra as alemãs Tillmann e Müller, às 12h.

Andre e George

Os medalhistas de bronze no Campeonato Mundial ficaram no topo do ranking mundial por seis meses na última temporada e, agora, entram no Finals em quarto lugar com a difícil tarefa de tentar destronar os noruegueses Mol e Sorum, campeões olímpicos.

Em 2022, André e George conquistaram o ouro em duas etapas do Circuito Mundial, ambas no Brasil (Challenge de Itapema e Eilte16 de Uberlândia). Eles também subiram no pódio mais uma vez na temporada, com o terceiro lugar em Jurmala.

O primeiro jogo da dupla é na manhã de quinta, às 9h contra os italianos Carambula e Ranghieri. No mesmo dia, às 14h, voltam às areias para jogar contra Bryl e Losiak, da Polônia.

Vitor Felipe e Renato

A última dupla brasileira na disputa do Finals teve um ano um pouco mais modesto, conquistando somente uma medalha no calendário internacional. Porém, foi no torneio de maior prestígio: o Campeonato Mundial.

Em Roma, na Itália, Vitor Felipe e Renato ficaram com a medalha de prata após serem superados por Mol e Sorum, os 'vikings' do vôlei de praia.

Com 5900 no ranking, os brasileiros chegam no Catar em oitavo lugar no ranking e, no primeiro desafio, precisam superar Brouwer e Meeuwsen, da Holanda.