A seleção brasileira de vôlei feminino jogará contra a República Dominicana nas oitavas de final do Mundial 2025. O confronto acontecerá no próximo domingo (31/8), em Bangkok, na Tailândia. A definição do adversário ocorreu nesta quarta-feira (27/8), após a conclusão dos jogos do Grupo F da competição.
As dominicanas terminaram na segunda posição de sua chave após perderem para a China por 3 sets a 0 na partida decisiva do grupo. Com este resultado, a equipe chinesa garantiu a liderança e enfrentará a França, segunda colocada do Grupo C, na próxima fase do torneio.
O Brasil, comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, realizou campanha invicta na primeira fase da competição, terminando como líder do Grupo C. A seleção brasileira venceu todos os seus três jogos na fase de grupos, superando a Grécia, a França e Porto Rico, com apenas dois sets perdidos durante esta etapa - ambos no confronto contra as francesas.
Um dos pontos fortes da equipe brasileira tem sido o sistema de bloqueio. As centrais Júlia Kudiess e Diana destacam-se neste fundamento, contribuindo para o desempenho do time. As atuações de Gabi Guimarães e Júlia Bergmann também têm sido importantes para os resultados positivos obtidos até o momento.
A partida entre China e República Dominicana, que definiu o adversário do Brasil, foi dominada pelas asiáticas. A vitória chinesa estabeleceu a configuração final do Grupo F, determinando assim o cruzamento com a seleção brasileira nas oitavas de final.
Se o Brasil vencer a República Dominicana no domingo, avançará para as quartas de final do Mundial, onde enfrentará o vencedor do confronto entre China e França. O duelo contra as dominicanas representa um embate contra uma das principais equipes do voleibol das Américas.
A seleção brasileira entrará em quadra no domingo buscando sua classificação para a próxima fase do torneio mundial que está sendo realizado em Bangkok.