Pouco mais de uma semana depois do título da Superliga, o Itambé Minas voltou ao lugar mais alto do pódio nesta terça-feira (10), ao vencer novamente o Praia Clube para levar o título Sul-Americano de Clubes.

Em jogo disputado, decidido no tie-break, o time da capital venceu por 3 sets a 2 (22x25, 25x20, 25x16, 22x25, 13x15) e, além da medalha de ouro, garantiu a vaga no Mundial de Clubes, que está previsto para ser disputado em dezembro deste ano.

O Minas saiu na frente, mas teve queda no rendimento e viu o Praia Clube virar o jogo. Valente, brigou no quarto set, com um jogo muito consistente na reta final, para forçar a quinta parcial. 

Disputado ponto a ponto, o tie-break mostrou o equilíbrio entre as equipes rivais, que protagonizaram as últimas quatro finais de Sul-Americano.

A partida marcou, também, possíveis despedidas de atletas que vestem a camisa dos clubes mineiro há muitos anos. A levantadora Macris, atual MVP da Superliga, foi confirmada pela imprensa turca como a nova contratação do Fenerbahçe. O clube mineiro, porém, ainda não oficializou a despedida.

A levantadora, após a partida, reforçou o orgulho da campanha do time na temporada.

"Estou muito feliz porque foi uma trajetória muito difícil nessa temporada. O grupo mereceu essa trajetória porque precisávamos nos encontrar como grupo e nos juntarmos nos momentos difíceis foi muito importante. Estou muito feliz e muito grata por isso tudo", comentou Macris

Em tom de despedida, declarou:

"Eu quero agradecer imensamente a torcida. Um beijo para todo mundo. Queria dizer que eu sempre joguei com o coração aqui no Minas e vou continuar sempre com o Minas no coração. Muito obrigada", concluiu.

A líbero Leia pode ter feito, também, o seu último jogo com a camisa do Minas após sete temporadas.

Do lado do Praia, que anunciou a renovação de quase todo seu elenco, quem se despede oficialmente é Walewska, após uma carreira vitoriosa de três décadas. A campeã olímpica anunciou este ano a aposentadoria e, no Sul-Americano, jogando na Arena Dentil, em frente à torcida praiana, fez seu último jogo como profissional de voleibol.