O fim do primeiro turno trouxe baques duros ao elenco do Itambé Minas. Foram quatro derrotas consecutivas na Superliga - Suzano, Blumenau, São José e Vôlei Renata - que colocou o time, que já esteve na liderança na tabela, na quinta colocação para fechar o ano. Antes das quatro derrotas, o Minas estava invicto, com uma sequência de seis vitórias. O último triunfo foi no dia 19 de novembro, quando superou o Araguari.

A sequência ruim incomodou o técnico Nery Tambeiro, que analisou a performance do time na primeira metade da temporada como irregular. "Nossa equipe se tornou muito irregular durante o primeiro turno. Nós tentamos achar a formação ideal e ainda não achamos. Estamos tentando jogar com o Elián, que é um ponteiro que estava se capacitando no passe, e ficar trocando as peças é muito ruim, porque a equipe não cresce junta ali dentro. Então, isso é uma coisa que a gente precisa: manter um time base ali dentro e crescer", analisou Nery.

Ao longo do campeonato, se tornou corriqueiro ver o comandante colocar em quadra atletas diferentes e rodar o elenco. Na ponta, por exemplo, quem começou a temporada como titular foi Marcus; já Elian fez algumas sequências de jogos na titularidade desde o Campeonato Mundial. Ainda existe o 'fator Arthur Bento', um promissor jovem de 18 anos que, desde a temporada passada, tem ganhado espaço na equipe principal.

Os opostos reservas Saliba e Paulo também foram acionados nas inversões - na saída dos titulares William e Vissotto -. Por vezes, o técnico opta por Paulo e por outras opta por Saliba. Os centrais Juninho e Kelvi também se revezam como titulares. Apenas Vissotto, William, Pinta e Maique são titulares desde o início da temporada.

Querendo mudar a narrativa para o retorno, o técnico Nery Tambeiro afirmou que ganhar a regularidade é o foco principal do time, além de trabalhar no saque, um importante fundamento. "Nosso saque também às vezes fica aquém, e por isso o time se mostrou muito irregular nesse primeiro turno. Agora é trabalhar para ganhar essa regularidade, crescer na tabela e chegar mais forte nos playoffs", concluiu o treinador.

Sem folga no fim de ano, o Itambé Minas vem treinando todos os dias. O elenco terá uns dias de descanso entre os dias 29 e 31, mas já retorna aos trabalhos no dia 1 de janeiro. No dia 5 joga contra o Brasília Vôlei, às 21h30, no retorno à Superliga. O Minas também tem um jogo a menos. O jogo contra o Rede Cuca, adiado da 9ª rodada, será realizado no dia 9 de janeiro, também às 21h30.