Sem muitos sustos, o Sada Cruzeiro não tomou conhecimento do Bohemios, do Uruguai, na estreia do Sul-Americano, começando bem a campanha em busca do oitavo título. A partida, realizada no Ginásio do Riacho, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, terminou com um placar de 3 x 0, parciais de 25-11/25-11/25-13 para a equipe celeste, que assumiu a liderança do Grupo A.
A partida foi marcada pela opção do técnico Filipe Ferraz de colocar todos os seus jogadores em quadra, rodando bastante o elenco e dando chance para jovens atletas pegarem experiência. Mesmo com suplentes em quadra, o Sada Cruzeiro não teve dificuldades impor seu ritmo de jogo e confirmar o favoritismo na noite de estreia.
Após a partida, o ponteiro Matias, do Sada Cruzeiro, falou sobre a chance de estar em quadra. "Com certeza, não é uma oportunidade só para mim. Foi a minha estreia aqui no Riacho, primeira vez que piso em quadra aqui na frente dessa torcida, e hoje foi uma oportunidade para toda a equipe reserva. Treinamos todos os dias, no gás, com uma vontade absurda, mesmo não tendo tantas oportunidades. Nós treinamos muito para esses momentos. Estar em quadra é muito diferente do treino, e todos nós termos a chance de entrar em quadra e mostrar para o comandante que estamos aqui é muito importante. Nos treinos, temos do outro lado da quadra campeões olímpicos, e é importantíssimo para o desenvovimento deles tanto quanto o nosso", analisou.
O jogo
Mesmo frente a adversários tecnicamente inferiores, o Sada Cruzeiro não aliviou, começando a partida forçando muito o saque, uma das especialidades do elenco. O clube celeste, impondo seu ritmo desde o início, contou com um levantador Cachopa inspirado na distribuição de bola para sufocar o clube uruguaio, sem muitas chances de reação.
Logo no primeiro set, com o jogo sob controle, o técnico Filipe Ferraz teve a chance de começar a rodar o elenco, colocando em quadra atletas suplentes importantes, como o levantador Resley e o oposto Oppenkoski.
Na segunda parcial, seguindo no mesmo ritmo, o comandante aproveitou para tirar todos os titulares, dando oportunidades também a Lucas Báuer, o líbero reserva, além de Lucas Lóh, Matias e Cledenilson. Mesmo com os atletas mais jovens em quadra, o Sada Cruzeiro não diminuiu o ritmo. Enquanto o Bohemios tentava entrar no jogo, o clube celeste não caía em rendimento. Com muita tranquilidade, a Raposa repetiu o placar elástico da primeira parcial, em 25 a 11.
Quem comandou a boa atuaçao celeste na terceira parcial foi o levantador Resley, que utilizou muito bem as bolas de meio com os centrais e brilhou nas inversões para deixar os companheiros sem bloqueio. O último reserva a entrar em quadra foi o central Guilherme Rech, que ao substituir Otávio, fechou a conta, confirmando que todos os 12 atletas celestes à disposição do comandante Filipe Ferraz pisaram em quadra.
O cube uruguaio, com muitas dificuldades, começou a errar muito, até mesmo em armação de jogadas. Bastante desorganizado, abriu o caminho para que o Sada Cruzeiro fechasse a partida ao som de 'Parabéns a Você', entoado pela torcida cruzeirense em homenagem aos aniversariantes da semana: Filipe Ferraz, treinador celeste, e Otávio, central.
A próxima partida do Sada Cruzeiro é na quinta-feira (3), quando enfrenta o Vamos Peerless, do Peru, e, se vencer, pode confirmar o primeiro lugar do Grupo A.